Apresentação

Criada em 1980, a licenciatura em Ciências Musicais foi pioneira nesta área científica em Portugal.

Os licenciados em Ciências Musicais adquirem uma compreensão da diversidade das músicas e dos géneros musicais, bem como uma exposição às ciências sociais e às humanidades. Estes fornecem uma sólida base académica e os conhecimentos necessários para, em conjugação com valências individuais, assegurar uma colocação no mercado de trabalho, ou para prosseguir estudos ao nível de mestrado.

Um grau em Ciências Musicais permite o acesso a uma carreira como educador, investigador, bibliotecário, técnico de museu, programador, técnico autárquico, produtor e crítico, entre outras possibilidades, ainda que a experiência demonstre que, na maioria dos casos, os empregadores ou o tipo de trabalho desenvolvido requerem a obtenção de graus académicos mais avançados. Também, muitos músicos práticos consideram útil complementar a sua formação na área das Ciências Musicais, pelo que procuram a nossa licenciatura.

O atual curriculum fornece conhecimentos ao nível da história da música, análise e teoria musical, etnomusicologia, sociologia da música, filosofia e estética da música, músicas populares, acústica, organologia e tecnologia musical. Um pequeno conjunto de disciplinas práticas, que funcionam como complemento da formação teórica.

Apesar de este ser um curso focado na música enquanto fenómeno cultural, é essencial que os estudantes que pretendem frequentá-lo sejam portadores de experiência e conhecimentos teóricos na área da música. Muitas disciplinas requerem competências ao nível da leitura musical.

Existe um percurso curricular recomendado para os dois primeiros semestres de estudos. Do terceiro ao sexto semestre, os alunos escolhem o seu percurso dentro do conjunto de unidades curriculares de opção condicionada. Podem também escolher unidades curriculares oferecidas por qualquer Departamento da NOVA FCSH.

Informação útil
Nota do Último Colocado
13,1
Nota do último candidato colocado no ano letivo 2024/2025

Provas de Ingresso

É necessário um dos seguintes conjuntos de provas:

  • História da Cultura e Artes e Matemática
  • História da Cultura e Artes e Português
  • Português e Matemática

Vagas

45

Acreditação A3ES

Com Acreditação em 2023, por 4 anos

A3ES

Registo em vigor na DGES

Saídas Profissionais

  • Imprensa, Rádio e TV (Crítica e Divulgação Musical)
  • Organizações de Planeamento e Gestão de Políticas Culturais ligadas à Música
  • Empresas de Conservação e Gestão do Património Musical
  • Organismos de Administração Pública
  • Fonotecas, Fundações, Museus, Bibliotecas e Arquivos
  • Agências de Edição Musical

 

Taxa de Empregabilidade

96,8%

* Dados recolhidos pela Dir. Geral de Estatísticas de Educação e Ciência junto do IEFP, consultados em outubro de 2022.

Regimes de acesso Ao curso

Em cada curso existem vários regimes de acesso possíveis. Estas são as variantes disponíveis para este Curso (para saber mais detalhes sobre elas clique nas opções).

Estrutura curricular

Duração: 3 anos / 6 semestres  Créditos: 180 ECTS

O/A estudante tem de realizar 180 ECTS: 54 ECTS realizados no programa de unidades curriculares obrigatórias, 78 ECTS do quadro de complementares, e 48 ECTS realizados em qualquer área científica de outras licenciaturas ou Menor da NOVA FCSH, podendo no máximo realizar 18 ECTS nas unidades curriculares do plano de estudos da licenciatura em Ciências Musicais. 

Semestralmente, o/a estudante não se deve inscrever em mais de 30 créditos. 

Os/As estudantes de licenciatura podem ainda beneficiar dos distintos programas de mobilidade em que a NOVA FCSH participa como Erasmus+, Almeida Garrett, entre outros, e participar em trabalhos de investigação no âmbito das unidades de investigação que integram a Faculdade.

Coordenação