A DAI e as equipas de Gestão de Ciência das Unidades de Investigação apoiam os investigadores da NOVA FCSH em todo o processo de obtenção de financiamento de Investigação, desde a preparação da candidatura até à gestão do financiamento recebido, passando pela monitorização dos resultados da Investigação e sua disponibilização nas edições académicas.

 

Coordenação da Divisão de Apoio à Investigação

NÚCLEO DE GESTÃO DE CANDIDATURAS / BALCÃO DO INVESTIGADOR

Apoio à submissão de candidaturas a projetos e redes de investigação, nacionais e internacionais, desde a fase de exploração da ideia científica até à assinatura do contrato. Organiza e realiza atividades de (in)formação na área e apoia a implementação das estratégias institucionais de estímulo à Internacionalização da Investigação.

Contactos

Localização

  • Gabinete 374 do Colégio Almada Negreiros

Contactos gerais

  • research@fcsh.unl.pt
  • Tel.: +351 217908300 Ext. 40360

Gestora de Candidaturas (Coordenadora)

Gestora de Candidaturas

 

NÚCLEO DE GESTÃO DE PROJETOS

Apoio à gestão financeira e administrativa de projetos de investigação fundamental e aplicada, nacionais e internacionais; preparação e revisão de acordos de parceria, protocolos e contratos celebrados no âmbito dos projetos; validação e enquadramento de despesas de acordo com a tipologia de projeto e entidade financiadora; elaboração de relatórios financeiros, pedidos de pagamento, preparação e acompanhamento de auditorias; controlo orçamental, monitorização de saldos e overheads dos projetos; formação e apoio adaptados às necessidades das Unidades de Investigação; Desenvolvimento e implementação de procedimentos.

Contactos

Localização

  • Gabinete 401 do Colégio Almada Negreiros (Campus de Campolide)

Contactos gerais

  • dai@fcsh.unl.pt
  • +351 ​217 908 300

Gestora de projetos (Coordenadora)

Gestores de projetos

NÚCLEO DE APOIO ÀS ATIVIDADES E POLÍTICAS DE INVESTIGAÇÃO

Monitorização das políticas e recomendações para a Ciência Aberta e para a edição científica; promoção de boas práticas e de iniciativas de capacitação e formação da comunidade nestes domínios; participação em redes nacionais e internacionais da área.

Gestão de informação científica (PURE) e análise de resultados; monitorização e mapeamento das atividades de I&D, avaliação e beneficiação de impacto; acompanhamento das políticas científicas nacional e europeia no âmbito das CSH.

Contactos

Localização

  • Gabinete 374 do Colégio Almada Negreiros (Campus de Campolide)

Contacto gerais

  • Tel.: +351 217 908 300 Ext.: 40360

Responsável

 

PERGUNTAS FREQUENTES

A DAI apoia e aconselha os investigadores e as Unidades de Investigação em diversas tarefas de gestão de ciência e tecnologia. Seguem-se algumas das perguntas mais frequentes que podem servir para um esclarecimento inicial sobre o tópico.

O Balcão do Investigador pública a cada 15 dias a Newsletter do Investigador com as principais convocatórias abertas para as áreas de ciências sociais e humanidades. Se ainda não recebe a Newsletter do Investigador, envie o pedido de subscrição para research@fcsh.unl.pt com a indicação da sua Unidade de Investigação.

Se quiser uma procura por oportunidades de financiamento mais específica para a sua área de investigação ou mais ajustada ao seu plano de carreira, marque uma reunião com o Balcão do Investigador.

Deve discutir o potencial interesse de participação no projeto com a sua Unidade de Investigação. Deve contactar igualmente a equipa de gestão de ciência da Unidades de Investigação e o Balcão do Investigador fornecendo os seguintes dados:

  1. Título e acrónimo da proposta (pode ser provisório)
  2. Identificação do programa de financiamento e respetiva convocatória
  3. Data limite para a candidatura
  4. Nome do Investigador Responsável da NOVA FCSH
  5. Identificação de outras instituições envolvidas (se aplicável)
  6. Orçamento previsto para a NOVA FCSH

Dependendo do tipo de financiamento poderá ser necessário recolher e assinar alguma documentação institucional, pelo que os tempos de resposta e procedimentos internos serão explicados pelo Balcão do Investigador.