Visão e Compromisso

“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) representam o futuro. Um futuro próspero, mais justo, inclusivo e sustentável. A NOVA FCSH, escola comprometida com a excelência académica e a responsabilidade social, considera os ODS como estruturantes para a orientação das suas atividades (letivas e de investigação), iniciativas e adaptação dos seus espaços. A ambição pela sustentabilidade tem de ser partilhada e a sua procura colaborativa, envolvendo toda a comunidade NOVA FCSH e os nossos parceiros externos.”

Rui Pedro Julião, Subdiretor para a Inovação, Criação de Valor e Desenvolvimento dos Campi

No âmbito do projeto ECO CAMPUS, iniciado em 2018, a NOVA FCSH tem vindo a “desconstruir” os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Este projeto estratégico de educação e responsabilidade social procura promover a consciencialização de boas práticas, que permitam uma sustentabilidade equilibrada e saudável face à complexidade de desafios permanentes. Uma construção de mentalidade que visa, nos eixos sociais, ambientais e económicos, a reconfiguração da nossa forma de estar no mundo, fortalecendo e ampliando o nosso olhar, de forma coletiva, sobre a cultura da Sustentabilidade.

Iniciativas e Projetos

A NOVA FCSH assume um papel educativo na área da Sustentabilidade, promovendo iniciativas e projetos de responsabilidade social junto da comunidade, dentro e fora dos Campi. Promove práticas de conservação do meio ambiente e de hábitos de transporte sustentáveis, que buscam a equidade social, como a promoção da igualdade de género, o combate à pobreza e a exclusão social.

O projeto “Doação de Livros das Unidades de Investigação da NOVA FCSH” promove a literacia, a equidade e a responsabilidade social. Envolve doações a instituições nacionais e internacionais, distribuição em eventos e parcerias estratégicas. Um projeto enquadrado na missão da NOVA FCSH e alinhado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 
 

A iniciativa “Doação de Livros das Unidades de Investigação da NOVA FCSH” é um projeto de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. O projeto visa promover a literacia, a inclusão e a equidade de acesso ao conhecimento, adotando uma abordagem híbrida que incorpora benchmarking, design thinking e reforça o conceito de team building.

Iniciativas desenvolvidas no âmbito do projeto

  • Doação institucional: distribuição de livros para instituições nacionais e internacionais, Bibliotecas, Estabelecimentos Prisionais e Museus;
  • Levantamento gratuito nas instalações: colocação de livros com cartaz alusivo à iniciativa “Leve um Livro” em mesas dos edifícios da NOVA FCSH, Campus Berna e Campus Campolide;
  • Distribuição em atividades pontuais: distribuição de livros em eventos no campus, como o “Dia Aberto” e o “Dia Nacional da Sustentabilidade”;
  • Projetos desenvolvidos com parceiros: projeto “Ler é viajar, viaje com a NOVA FCSH” é uma parceria com a CP – Comboios de Portugal e IP – Infraestruturas de Portugal que promoveu a doação de livros nas estações ferroviárias e a bordo de comboios, integrando a leitura com o prazer de viajar de forma sustentável.

 

Na NOVA FCSH uma das áreas cruciais de intervenção na gestão ambiental é a melhoria do sistema de gestão de resíduos, com o desenvolvimento de um sistema de reciclagem eficaz e eficiente no Campus da Av. Berna em linha com o ODS 12. Um dos principais objetivos do sistema é o aumento da separação e do aproveitamento dos resíduos orgânicos e recicláveis e, com isso, reduzir o impacto ambiental da atividade diária da instituição. Este objetivo encontra-se alinhado com o projeto “Zero Waste Campus” da NOVA, que tem como meta reduzir efetivamente o envio de resíduos para aterros até 2030, através de estratégias como reciclagem, reutilização, compostagem e consumo consciente.

3 indicadores de referência

  • Redução da produção de resíduos tendo por base a média dos últimos dois anos;
  • Aumento da produção de reciclagem;
  • Desenvolver o sistema de compostagem no Campus da Av. Berna.

Ações desenvolvidas

  • Recolha dos caixotes de lixo das salas de aula e espaços comuns;
  • Eliminação dos caixotes do lixo individuais nos Serviços com a colocação de um ecoponto (papel, plásticos/metal e indiferenciados/orgânicos) – nos gabinetes em formato open space;
  • Restrição do acesso ao espaço de depósito do lixo com imposição de normas para depósito de lixo;
  • Criação de cartazes informativos sobre as medidas realizadas e divulgação dos resultados.

Estas medidas possibilitaram a eliminação de mais de 250 caixotes individuais na Faculdade, resultando na redução drástica no número de contentores por dia e na redução no número de sacos de plástico por dia.

Desempenho e Metas

Na senda do projeto ECO CAMPUS, a NOVA FCSH tem vindo a desenvolver diversos planos de ação sustentáveis. Desde iniciativas de gestão de resíduos e de eficiência energética nos Campi, como na implementação de diversos projetos que reafirmam a preocupação e o compromisso que a NOVA FCSH tem na construção de uma cultura educativa que garanta um futuro sustentável para as gerações futuras.

Integrado no ODS 11, o projeto abrange de forma significativa outros ODS, promovendo a consciencialização sustentável de boas-práticas nos diversos eixos de ação da Sustentabilidade, fundamentais para o desenvolvimento pessoal e coletivo, além de contribuir para a construção de comunidades mais informadas e capacitadas para os desafios de hoje.

Trata-se de um projeto “vivo” que compreende diversas iniciativas de promoção.

Considerando o impacto da produção de resíduos no meio ambiente, a NOVA FCSH implementou várias medidas para minorar as repercussões, procedendo à separação e direcionamento de resíduos para o devido tratamento.

A NOVA FCSH tem em curso um Plano de Implementação de Poupança de Energia que evidencia a necessidade da melhoria da eficiência energética e um compromisso institucional com as boas práticas de sustentabilidade ambiental nos diversos vértices de ação.

Partilhe connosco a sua ideia! Seja Voluntário!

Faça-nos chegar os seus comentários ou participe como voluntário/a nos projetos da NOVA FCSH.

Contactos

Núcleo de Gestão de Espaços, Sustentabilidade e Desenvolvimento dos Campi (NGESDC)

+ 351 217 908 355 novafcsh.eco@fcsh.unl.pt