Recursos para aulas online (PT/EN)

Resources for online classes – English Version

 

No período de teletrabalho que atravessamos, os docentes e estudantes da NOVA FCSH dispõem de diversos recursos que lhes permitem a realização de aulas online e a interação pedagógica online. O Núcleo de Informática destaca quatro aplicações:

 

Google Reunião – para aulas online

Colibri / Zoom – para aulas online

Moodle – solução integrada de e-learning já em uso pela generalidade dos docentes

Nonio (InforDocente / InforEstudante) – sistema de gestão académica da FCSH com funcionalidades pedagógicas

 

Notas:

a) Não é necessário usar todas estas aplicações. O objetivo desta página é apresentar várias alternativas, igualmente válidas, para realizar as aulas online e a troca da documentação entre docentes e estudantes. A exceção é o Nonio: por um lado, não permite aulas online; por outro, é onde as turmas já estão criadas a priori e onde os sumários são obrigatoriamente registados.

b) Todas estas aplicações são acedíveis com uma ligação à internet normal e um browser, não sendo preciso acesso VPN para as usar. São “mobile friendly“, podendo portanto ser usadas via telemóvel ou tablet.

c) Os docentes e discentes devem usar a sua conta institucional FCSH ID para entrar nestas aplicações.

d) É fundamental que os estudantes acedam ao seu email institucional com muita regularidade, para que vejam atempadamente os convites para as aulas online e a respetiva calendarização.

 

Google Reunião (ou “Google Hangouts Meet”)

É uma aplicação Google, inserida no protocolo “G Suite for Education” subscrito pela NOVA FCSH, que permite a criação e realização de aulas online. Depois de entrar na conta institucional da FCSH (que é também uma conta Google), por exemplo através do Gmail, o docente ou estudante deve clicar na opção de acesso às aplicações Google e selecionar a aplicação “Google Reunião”.

Depois de criar uma nova aula e de a configurar, o docente convida os estudantes por email e. durante a aula, estes ouvem e veem o docente, podendo também pedir para intervir em áudio/vídeo. As aulas podem ser gravadas e posteriormente revistas pelos estudantes.

Descarregue na seguinte link instruções para criar uma aula online com o Google Reunião.

Para esclarecimento de dúvidas adicionais acerca do funcionamento do Google Reunião, contacte o email videoconferencia@fcsh.unl.pt ou o telemóvel 914639816.

 

Colibri / Zoom

O Zoom é uma ferramenta para reuniões e aulas online, desenvolvida pela FCCN. Neste momento, as primeiras 180 sessões simultâneas não estão sujeitas ao limite de 40 minutos que a versão gratuita do programa impõe. As aulas que iniciem num momento em já haja 180 aulas a decorrer são interrompidas ao fim de 40 minutos.

Tal como o Google Reunião, o Zoom permite aulas em vídeo, gravação das aulas, controlo das intervenções dos estudantes, partilha com os alunos de apresentações ou quaisquer outros documentos ou vídeo. As aulas são gravadas automaticamente, de modo que os alunos podem ir revê-las durante um período de tempo limitado.

Página de entrada: https://videoconf-colibri.zoom.us

Descarregue na seguinte link instruções para criar uma aula online com o Zoom.

Encontrará tutoriais online do Zoom em https://videoconf-colibri.fccn.pt/doc/tutorials

Para esclarecimento de dúvidas adicionais acerca do funcionamento do Zoom, contacte o email videoconferencia@fcsh.unl.pt ou o telemóvel 914639816.

Esta aplicação não substitui o Moodle nem o Nonio que, ao nível pedagógico, são usados na nossa Faculdade mais para a distribuição de informação e documentação e recolha de trabalhos. Poderá, pois, continuar a usar estes programas como complemento às aulas online.

 

Moodle

O Moodle é a ferramenta de e-learning em uso na NOVA FCSH, há mais de dez anos, com todas as unidades curriculares criadas na plataforma.

Embora até aqui, na NOVA FCSH, o Moodle tenha sido usado mais para distribuição de documentação, notificações e recolha de trabalhos por via eletrónica, trata-se de uma ferramenta de e-learning extremamente completa, que possibilita aulas exclusivamente online, mesmo em vídeo (através do plugin BigBlueButton, instalado no Moodle da FCSH).

Página de entrada: https://elearning.fcsh.unl.pt

Para esclarecimento de dúvidas acerca do funcionamento do Moodle, utilize o email apoio.moodle@fcsh.unl.pt

 

Nonio

O Nonio, incluindo o InforDocente e o InforEstudante, é o sistema de gestão académica da NOVA FCSH e, além de permitir registar os sumários de todas as aulas da Faculdade, inclui múltiplas funcionalidades pedagógicas. No Nonio, os estudantes estão a priori adicionados às suas turmas, pelo que, ao contrário do que se passa no Zoom e no Google Reunião, o docente não precisa de os adicionar.

São as seguintes as ferramentas ao dispor de docentes e estudantes para o trabalho letivo:

  • Material de Apoio – o docente tem a possibilidade de Adicionar, importar e Remover material de apoio.
  • Fóruns de Discussão – podem ser organizados fóruns e tópicos de discussão, permitindo notificações e submissão de ficheiros pelos alunos nas mensagens.
  • Submissão de Trabalhos – o docente pode criar submissões de trabalhos a realizar pelos estudantes individualmente ou em grupo, com flexibilidade de parametrização relativamente a prazos de entrega; o docente pode também avaliar e introduzir observações nos trabalhos submetidos.
  • Gestão de Notificações

As páginas de entrada no Nonio são:

https://infordocente.fcsh.unl.pt – para os docentes

https://inforestudante.fcsh.unl.pt – para os estudantes

Dentro do Nonio (em Início – Normas e Procedimentos) encontrará manuais que explicam como implementar as funcionalidades pedagógicas.

Para esclarecimento de dúvidas acerca do funcionamento do Nonio, utilize o email apoiononio@fcsh.unl.pt

 

Outras aplicações

 

Além das quatro aplicações que acabámos de descrever e que consideramos mais úteis no contexto tecnológico da NOVA FCSH, existem múltiplas ferramentas que podem ser usadas numa perspetiva pedagógica:

 

Videocast

Serviço criado pela FCCN para transmissão de vídeos em direto para um grande número de utilizadores, com possibilidade de chat integrado para receber questões colocadas pelos estudantes e posterior partilha nas redes sociais.

Página de entrada: https://videocast.fccn.pt/home

 

YouTube – Vídeos de acesso restrito

Permite utilizar o YouTube para partilhar os vídeos de aulas pré-gravadas com os alunos (de forma privada). A conta de email FCSH ID oferece acesso ao serviço.

Ver instruções na página da FCT/NOVA: https://www.div-i.fct.unl.pt/servicos/aulas-distancia/youtube-video-privados

 

Google Chat (Hangouts)

Aplicação integrada no G Suite for Education que permite a conversação online, também por videochamada. Estando toda a turma ligada no Google Chat, o docente pode estabelecer uma chamada para todos, que é gravada. O docente pode colocar as gravações na Google Drive e partilhar com os alunos.

Página de entrada: https://chat.google.com

 

Educast

Através do Educast poderá gravar, editar e publicar vídeos educativos (aulas, formações, tutoriais, etc…). Esta publicação é feita através do upload para um portal pesquisável, que agrega mais de 22 mil vídeos educativos. O Educast permite a edição e publicação, com recurso a software próprio, de forma simplificada, garantindo que os vídeos ficam disponíveis aos alunos em múltiplos formatos (streaming, desktop e mobile).

E-mail: suporte-educast@fccn.pt

Página de entrada: https://educast.fccn.pt/

 

NAU

A plataforma NAU – Sempre a Aprender, disponibiliza acesso a cursos online para grandes audiências em formato MOOC (Massive Open Online Course). Caso a sua instituição ative planos de contingência com os seus colaboradores em regime de teletrabalho, poderão dar-lhes a oportunidade melhorar as suas competências em várias áreas do conhecimento. Veja os cursos disponíveis na NAU.

Página de entrada: https://www.fccn.pt/conhecimento/nau/

 

Filesender

Com um limite de envio máximo de 100 GB, o Filesender assume-se como a melhor opção para a partilha segura de ficheiros. O Filesender foi desenvolvido tendo em conta requisitos específicos da comunidade académica e científica, permitindo, contudo, que qualquer pessoa possa receber os ficheiros. Esta é a melhor opção para aqueles ficheiros que são demasiado grandes para ser enviados por email.

Página de entrada: https://filesender.fccn.pt/

 

CamScanner e Scannable 

O CamScanner e o Scannable são duas aplicações diferentes que permitem fazer digitalização de documentos com a melhor qualidade possível, através do acesso à câmara do telemóvel ou tablet. São duas opções a considerar para substituir o uso de um scanner e poder enviar documentação importante.

Página de entrada do CamScanner: https://www.camscanner.com/

Página de entrada do Scannable: https://evernote.com/intl/pt/products/scannable

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer