Inovação e Criação de Valor

O Gabinete de Inovação e Criação de Valor da NOVA FCSH visa apoiar estudantes e investigadores das ciências sociais e humanidades na criação de empresas privadas, cooperativas e projetos sociais de base científica, e promover a transferência de conhecimento entre as unidades de investigação e agentes económicos externos.

Trata-se do primeiro projeto integrado em Portugal dedicado às Ciências Sociais e Humanidades, distinguindo-se por capacitar os estudantes e investigadores participantes para a gestão de projetos empresariais nos setores privado, cooperativo e social, para o que conta com as parcerias do Santander Universidades, do Gabinete de Empreendedorismo da Universidade NOVA de Lisboa e da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).

Informações úteis

Parceiros

Gabinete de Inovação e Criação de Valor da NOVA FCSH

+351 217 908 300 cinov@fcsh.unl.pt

Mecenato

O Gabinete de Inovação e Criação de Valor visa estabelecer a ligação entre a NOVA FCSH e entidades externas com vista à captação de recursos para as atividades da Faculdade, através da identificação de oportunidades de parcerias de patrocínio e mecenato, e do envolvimento da comunidade da NOVA FCSH e dos seus antigos alunos.

ATIVIDADES

O programa de atividades do Gabinete de Inovação e Criação de Valor estrutura-se em torno de um conjunto de etapas relevantes para a criação de um negócio: apresentação de ideias, formação e capacitação para a gestão de uma organização empresarial privada ou do setor cooperativo e social; aprendizagem e conceção de plano de negócios em equipa; atribuição de prémios e incentivos aos melhores planos de negócios. Para além deste programa estruturado, o Gabinete de Inovação e Criação de Valor organiza eventos e promove a divulgação de informação relevante na área do Empreendedorismo.

Prémio ADN - AGIR Diferente na NOVA

O “Prémio Melhor Ideia de Negócio NOVA FCSH / Santander Universidades” pretende ser um estímulo à criação de novas ideias de negócio no âmbito das Ciências Sociais, Artes e Humanidades, junto dos estudantes, diplomados, docentes, funcionários ou investigadores da Faculdade. Pretende-se que o prémio (1.º lugar – 2500€; 2.º lugar – 1000€; e 3.º lugar – 500€) seja a semente inicial para o desenvolvimento de um projeto original e arrojado, tendo por base o saber produzido pelas Ciências Sociais e Humanas.

Parceiro

  • Santander Universidades

Modelo de plano de negócios da NOVA FCSH

Candidaturas abertas até 30 de outubro.

A NOVA Starters Academy foi criada pela NOVA Innovation e é uma unidade curricular de frequência gratuita (2º semestre) que tem como objetivo estimular o espírito empreendedor nos estudantes da NOVA.

Pretende fornecer aos participantes ferramentas para a criação de um negócio, abordando os princípios básicos do empreendedorismo e gestão de negócio através da sua aplicação prática.

Os participantes serão divididos em equipas multidisciplinares das várias Faculdades e Institutos da NOVA e trabalharão para a apresentação de um plano de negócios final.

Parceiro

  • Gabinete de Inovação e Criação de Valor

O Prémio ADN – AGIR Diferente na NOVA foi criado em janeiro de 2023 e pretende ser um estímulo à inovação na Universidade NOVA de Lisboa, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de inovação organizacional e reconhecendo as boas práticas já implementadas.

Podem candidatar-se projetos desenvolvidos, em equipa, por colaboradores da Universidade NOVA , que poderão incluir alguns membros externos, desde que desenvolvam a sua ação numa entidade constitutiva da Universidade. As candidaturas são realizadas através do GESDOC (Sistema de Gestão Documental da NOVA) na opção “Formulários“.

Poderão ser atribuídos até três prémios pecuniários aos projetos que mais se destaquem , no valor de 2.500€. Poderão ainda ser atribuídas Menções Honrosas que visam reconhecer projetos de Inovação Organizacional nas diferentes categorias e áreas. A entrega dos prémios decorre no Dia Mundial da Criatividade e Inovação.

Categorias e Áreas de Candidaturas:

Os projetos candidatos ao prémio ADN devem poder enquadrar-se numa das seguintes categorias:

  • Novos produtos, serviços ou soluções
  • Novos processos, abordagens, procedimentos ou formas de organização

e numa das seguintes áreas, relacionadas com:

  • Ação e Inovação Social
  • Alunos ou Alumni
  • Apoio à Criação de Valor, Inovação e Empreendedorismo
  • Apoio à Internacionalização
  • Apoio à Investigação
  • Apoio ao Ensino
  • Atividades Desportivas ou Culturais
  • Controlo Interno e Auditoria
  • Estratégia e Planeamento
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão de Instalações e Equipamentos
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão Financeira
  • Governança
  • Marketing ou Comunicação
  • Monitorização e Reporting de Resultados ou Impactos
  • Serviços de Biblioteca, Documentação e Bibliometria
  • Soluções e Serviços Alimentares
  • Sustentabilidade
  • TICE e Transformação Digital
  • Outra

Documentos importantes:

OBJETIVOS

Desenvolver a análise de oportunidades de negócio;

Conhecer as ferramentas de apoio ao desenvolvimento de uma ideia de negócio;

Orientar o aluno para o espírito inovador, empreendedor e intraempreendedor;

Identificar os pontos-chave a incluir num Plano de Negócios (identificação do problema, solução, análise financeira, análise de mercado, objetivos e viabilidade);

Desenvolver capacidade de comunicação e apresentação em público (Fazer um elevator pitch sobre o projeto a apresentar a um júri);

Apoiar candidaturas ao “Prémio Melhor Ideia de Negócio NOVA FCSH – Santander Universidades”.

 

PROGRAMA

Empreendedorismo e Inovação;

Business Model Canvas;

Plano de Negócio;

Plano de Marketing;

Plano Financeiro;

Questões legais para criar um negócio;

Apresentação de pitch.