Programas Outgoing

Se és estudante da NOVA FCSH e procuras uma experiência no estrangeiro para enriquecer o teu percurso académico, explora abaixo os programas disponíveis. Não te esqueças também de consultar as centenas de protocolos que a NOVA tem com universidades de todo o mundo.

Programas Outgoing Erasmus +

Da NOVA FCSH para o mundo. Consulta as opções de outgoing ao abrigo do programa Erasmus +

A NOVA FCSH tem mais de 350 acordos bilaterais Erasmus+ ativos com Universidades de toda a Europa, nas suas distintas áreas de estudo das Ciências Sociais, Artes e Humanidades e para os três ciclos de estudo – licenciatura, mestrado e doutoramento.

A participação no Programa pode ocorrer a partir do segundo ano do curso (com 60 ECTS já realizados no primeiro ano).

Todos os anos letivos é lançado um concurso para as vagas existentes nos acordos e para as bolsas Erasmus+ a atribuir a estudantes da NOVA FCSH para o ano letivo seguinte. A candidatura às vagas é simultaneamente candidatura a bolsa Erasmus+.

Do lugar no ranking de candidaturas global da NOVA FCSH dependerá a atribuição ou não de bolsa, se o valor atribuído pela Agência Nacional à NOVA não for suficiente para todas as candidaturas. Estudantes de doutoramento têm prioridade na colocação nas vagas, seguidamente os estudantes de mestrado e finalmente estudantes de licenciatura

Consulte a informação na Intranet da NOVA FCSH.

 

O programa Erasmus+ apoia a realização de estágios no estrangeiro por estudantes atualmente matriculados em instituições de ensino superior nos níveis de licenciatura, mestrado ou doutoramento nos países do programa. Os recém‑diplomados também podem beneficiar destas oportunidades.

Graças ao programa Erasmus+, o estudante poderá obter financiamento para a realização de um estágio no estrangeiro, o que lhe permitirá, não só melhorar as suas competências linguísticas, interculturais e em matéria de comunicação, mas também adquirir competências transversais altamente valorizadas pelos empregadores e reforçar o seu espírito empreendedor.

Poderá obter informação sobre as candidaturas à bolsa Erasmus+ para a realização de estágio no estrangeiro na Intranet da FCSH, no separador Informação Académica > Programas de Mobilidade.

A NOVA FCSH não dispõe de parcerias para acolhimento de estágios no estrangeiro ao abrigo do programa Erasmus+, no entanto, poderá consultar alguns sites de apoio:

O programa Erasmus+ tem também agora oportunidades para mobilidade abertas a IES de outras partes do mundo. No âmbito do International Credit Mobility (ICM), uma IES de um país parceiro pode enviar os seus estudantes numa mobilidade de estudos, para uma IES parceira num País do Programa, tal como o inverso.

A Universidade NOVA de Lisboa participa em quatro projetos ICM, aos quais estudantes de países parceiros podem ter acesso. Todas as informações e candidaturas estão disponíveis nas páginas dos projetos.

Após colocação, os estudantes com vagas ICM devem seguir os procedimentos para estudantes de mobilidade.

Outros programas Outgoing

Outros programas que te levam da NOVA FCSH para o mundo.

O Programa Almeida Garrett é um programa de mobilidade nacional de estudantes do ensino superior público universitário, que engloba todas as Universidades com assento no Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas

O Programa destina-se a estudantes de licenciatura e mestrado, sendo que a mobilidade pode ocorrer a partir do segundo ano do curso (com 60 ECTS já realizados em licenciatura). A duração do programa é de um semestre de estudos, numa universidade pública portuguesa diferente da de origem, pagando propinas unicamente na sua respetiva Universidade. A participação neste Programa não inclui bolsa para a mobilidade. 

A NOVA FCSH abre um concurso anual para candidatura a este Programa, para mobilidades a decorrer no ano letivo seguinte. 

CANDIDATURAS

As candidaturas ao programa Almeida Garrett abrem anualmente, para o ano letivo seguinte. Consulta toda a informação aqui.

 

A Universidade NOVA de Lisboa desenvolve parcerias com Instituições de Ensino Superior a um nível global. 

Através dos Protocolos Gerais de Cooperação e Termos aditivos específicos para a mobilidade, é possível a estudantes da NOVA FCSH realizar um período de mobilidade numa destas Instituições parceiras. 

As condições de realização de mobilidade estão disponíveis em cada Termo Aditivo assinado entre Instituições parceiras.

Existem algumas bolsas para a frequência de períodos de mobilidade em instituições parceiras da NOVA FCSH com protocolo bilateral assinado, nomeadamente as Bolsas Ibero-Americanas Estudantes de Licenciatura e Mestrado Santander Universidades. Estas bolsas são publicitadas nos nossos meios digitais quando as candidaturas são abertas pelo Banco Santander.

O Programa Mobilidade AULP é o primeiro programa de mobilidade académica que abrange exclusivamente o intercâmbio de alunos entre instituições dos países de língua oficial portuguesa e Macau (RAEM, China). Cada Universidade da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) pode receber dois estudantes por semestre, com isenção de pagamento de propinas e reconhecimento dos créditos realizados, através da assinatura de um contrato de estudos. 

As candidaturas a este programa são realizadas diretamente com a AULP. Após a receção dos resultados por parte de estudantes da NOVA FCSH, deve ser contactado o NEIMA para os procedimentos necessários à mobilidade.

É possível a estudantes de ciclo completo (1º, 2º ou 3º) da NOVA FCSH realizar um período de mobilidade como free mover, independentemente de qualquer programa de intercâmbio.

O/A estudante deve contactar a Universidade onde deseja realizar mobilidade e tratar de todos os procedimentos com a mesma, após concordância da coordenação de mobilidade do departamento em relação ao destino da mobilidade, sendo o/a estudante responsável por todos os procedimentos de viagem, alojamento, seguros de saúde e outras obrigações de entrada e permanência no país de destino e na Universidade de destino.

Poderá haver lugar ao pagamento de propinas e outras taxas na Universidade de destino, mantendo-se obrigatoriamente o pagamento de propinas e outras taxas e emolumentos na NOVA FCSH durante o período de mobilidade.

PRECISAS DE APOIO?

O Núcleo de Apoio à Mobilidade (NAM) apoia os estudantes da NOVA FCSH nos programas Incoming e Outgoing.

Núcleo de Apoio à Mobilidade

Atendimento presencial:

Av. Berna, Torre B, 1º piso, B105C

2ª e 4ª: 9h30 às 13h00

3ª e 5ª: 14h00 às 16h00

+351 217 908 332 | Ext. 31581 out.mobility@fcsh.unl.pt