Ação Social

Os Serviços de Ação Social da Universidade NOVA de Lisboa (SASNOVA) através dos fundos concedidos pela DGES e de fundos próprios da Universidade, concedem apoios sociais diretos, bolsas de estudo e auxílios de emergência a estudantes do 1º e 2º Ciclos, de forma a tornar possível, apesar de situação de carência económica, a realização e o prosseguimento dos seus estudos.

Contactos

Serviços de Ação Social da Universidade NOVA de Lisboa (SASNOVA)

  • Campus de Campolide, Travessa Estevão Pinto, 1099-032 Lisboa

 

+351 213 715 600 bolsas@unl.pt

Os SASNOVA são responsáveis pela atribuição de Bolsas de Estudo e auxílios de emergência (apoios sociais diretos) da Direcção Geral do Ensino Superior (DGES), a alunos do 1º e 2º Ciclo da NOVA, que visam tornar possível a estudantes economicamente carenciados/as a realização e prosseguimento dos seus estudos.

As bolsas de estudo atribuídas são pagas diretamente pela DGES em data calendarizada, sendo as mensalidades pagas por transferência bancária.

O pagamento de propinas é diferido para ambos os ciclos de estudo até à publicação dos resultados de candidatura. Estudantes que usufruam de bolsa dos SASNOVA têm isenção do pagamento dos emolumentos previstos na tabela de emolumentos da Universidade NOVA de Lisboa.

Candidaturas abertas até ao dia 30 de setembro.
 
Mais informações disponíveis no site dos SASNOVA.

As Bolsas Geração NOVA são apoios destinados a estudantes da NOVA, de Licenciaturas e Mestrados integrados, cujos rendimentos familiares dificultam ou impedem a continuidade dos seus estudos, e que em simultâneo não sejam elegíveis para outras bolsas de apoio social. Todas as informações podem ser consultadas no site dos SASNOVA.

Vê aqui o Edital.

Estas bolsas destinam-se a estudantes da Universidade NOVA de Lisboa, inscritos/as em qualquer ciclo de estudos, que se encontrem em
situação de necessidade financeira e que não sejam beneficiários/as das bolsas atribuídas pela Direção-Geral do Ensino Superior, ou que, sendo, este apoio se manifeste insuficiente.

A candidatura é feita aqui. Para mais informações, consulte o Despacho n.º 1926/2023 ou contacte: sasnova@unl.pt.

O Governo, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, definiu como um dos desígnios da legislatura a iniciativa “Inclusão para o Conhecimento” no sentido de promover o acesso ao ensino superior e ao conhecimento dos cidadãos com necessidades especiais, considerando que dessa forma estão criadas as condições para o exercício dos direitos que são conferidos a qualquer membro de uma sociedade democrática e inclusiva.

Neste sentido, estudantes de licenciatura, mestrado ou doutoramento com graus de incapacidade iguais ou superiores a 60%, independentemente dos rendimentos do seu agregado familiar, podem submeter candidatura às Bolsas de estudo para frequência de estudantes com incapacidade da Direção Geral de Ensino Superior.

As informações para a candidatura estão disponíveis no site da DGES.

A Bolsa de Estudo por Mérito da Universidade NOVA de Lisboa é uma distinção anual atribuída a estudantes do ensino superior com aproveitamento escolar excecional, que estejam inscritos/as num dos cursos de Licenciatura, de Mestrado, de Mestrado Integrado ou de Especialização Tecnológica da Universidade.

A quem se destina:

– Estudantes que, no ano a que respeita a bolsa de mérito, tenham estado inscritos/as na Universidade NOVA de Lisboa num ciclo de estudos de licenciatura, num ciclo de estudos integrado de mestrado, num ciclo de estudos de mestrado ou num curso de especialização tecnológica.

Só serão elegíveis estudantes que reúnam, cumulativamente, as seguintes condições:

a) No ano letivo anterior ao da atribuição da bolsa terem obtido aprovação em todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do ano curricular em que se encontravam inscritos/as

b) A média das classificações das unidades curriculares a que se refere a alínea a) não ter sido inferior a Muito bom (16).

A bolsa de estudo por mérito tem um valor anual igual a cinco vezes o valor da retribuição mínima mensal garantida em vigor no início do ano letivo em que é atribuída.

Cabe ao órgão legal e estatutariamente competente de cada Faculdade da NOVA proceder à seleção dos/das estudantes a quem é atribuída a bolsa, de acordo com os requisitos fixados pelo Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito a Estudantes da Universidade NOVA de Lisboa, pelo que não há lugar a apresentação de candidatura a estas bolsas por parte dos estudantes.

A Universidade NOVA de Lisboa dispõe de uma bolsa de Mérito Desportivo, que não é mais do que um reconhecimento institucional aos Estudantes Atletas que se destacaram, em representação da Universidade NOVA de Lisboa, através de desempenhos desportivos universitários de excelência, em contexto nacional e internacional.

Estudantes que sejam elegíveis para a atribuição do prémio de mérito desportivo devem requerer a atribuição do mesmo, através do preenchimento de um formulário disponibilizado para o efeito, até ao final do ano letivo de cada Unidade Orgânica.

O Prémio de Mérito Desportivo consiste numa ajuda financeira atribuída ao/à estudante, sobre a forma de uma bolsa, indexada ao valor da propina.

Para mais informações consultar:

Contactos:

Gabinete de Desporto dos SASNOVA

+351 213 845 136

desporto@unl.pt

O Fundo de Apoio Social é um programa de apoio a estudantes com necessidades imediatas e urgentes – não elegíveis nos termos do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior – inserido no âmbito da responsabilidade social da NOVA.

Este Fundo destina-se a qualquer estudante inscrito/a e matriculado/a na NOVA em licenciaturas ou mestrados integrados, tendo por objeto prevenir o abandono escolar e promover o apoio à inserção dos/as estudantes na vida ativa.

No âmbito do Fundo, poderão ser atribuídos:

  1. Subsídios de Emergência, através de uma comparticipação nas despesas de frequência de um ciclo de estudos, a estudantes cuja situação de emergência social não seja enquadrável no âmbito dos apoios de emergência do Regulamento de Atribuição de Bolsas;
  2. Bolsas de Colaboração, em atividades promovidas pelas Unidades Orgânicas e serviços da universidade, compatíveis com as suas competências e disponibilidade de tempo, sem compromisso para as respetivas atividades escolares e de aprendizagem.

Consulta o Regulamento.

Contactos:

Serviços de Ação Social da Universidade NOVA de Lisboa (SASNOVA)

Campus de Campolide, Travessa Estevão Pinto

1099-032 Lisboa | Tel. +351 213 715 600

bolsas@unl.pt

BOLSAS DA NOVA FCSH

A NOVA FCSH dispõe de bolsas de estudo para estudantes de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento que visam apoiar e premiar o mérito académico. Qualquer questão pode ser remetida para bolsas@fcsh.unl.pt.

Estas bolsas visam premiar o mérito académico de estudantes da NOVA FCSH que, em virtude de dificuldades de natureza económica, se vejam na contingência de não poder continuar os seus estudos.

As bolsas destinam-se a financiar as propinas de estudantes com inscrição em cursos de:

  • Licenciatura
  • Mestrado

Para mais informações consulte os documentos disponíveis na Intranet.

Mecenas

Estas bolsas visam premiar o mérito académico de estudantes da NOVA FCSH que, em virtude de dificuldades de natureza económica, se vejam na contingência de não poder continuar os seus estudos.

As bolsas destinam-se a financiar a propina de um ano letivo a estudantes com inscrição em cursos de Licenciatura.

Para mais informações consulte os documentos disponíveis na Intranet.

Mecenas

Fundação Manuel António da Mota – Mota Engil

Outras Bolsas

Nesta lista podem ser consultadas bolsas ou apoios aos estudos de entidades externas à NOVA FCSH que se podem adequar aos perfis dos e das estudantes da Faculdade.

Esta associação atribui bolsas a raparigas em vulnerabilidade social, atuando pela inclusão e dignidade de todas as pessoas, assim como, na educação e no acesso a cuidados de saúde; promovendo o conhecimento sobre Direitos Humanos, cidadania ativa e responsável; agindo pela prevenção e combate da violência doméstica e com base no género; e trabalhando para a realização, autonomia e empoderamento de raparigas e mulheres. Para mais informações, consulte: https://www.coracoescomcoroa.org/condi%C3%A7%C3%B5es-bolsas ou contacte: atendimento@coracoescomcoroa.org  → +351 935 038 798/ 799

SEM LIMITAÇÃO DE PRAZO

 

Estas bolsas englobam estudantes que ingressem no ensino superior em Portugal e sejam nacionais dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), com o objetivo de desenvolver relações de cooperação com os PALOP permitindo a estes jovens frequentar o ensino em Portugal. Para mais informações, consulte esta página.

PRAZO DE CANDIDATURA AINDA NÃO DEFINIDO

As Bolsas Fulbright oferecem a estudantes portugueses a oportunidade de estudar ou fazer investigação nos Estados Unidos da América. Existem bolsas para investigação, bolsas para mestrado, bolsas para doutoramento, entre outras.

Para mais informações consulte: https://www.fulbright.pt/bolsas

Esta bolsa permite aos estudantes de 26 países da Europa, fazer um mestrado num estabelecimento do ensino superior em França com uma bolsa de estudos. Para saber como concorrer consulte: https://www.ifp-lisboa.com/candidatura/candidaturas-abertas-bolsa-excellence-europa/

CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 29 MARÇO 2024

As Bolsas de Investigação para Doutoramento destinam-se a financiar a realização de atividades de  investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor. Para saber como concorrer consulte:  https://www.fct.pt/concursos/concurso-bolsas-de-doutoramento-2024-linha-de-candidatura-especifica em-ambiente-nao-academico 

CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 18 DE ABRIL 2024

O Prémio Primus Inter Pares é uma iniciativa do Santander e do Expresso, cujo objetivo é premiar finalistas de Mestrado em qualquer área de conhecimento, ministrado por uma universidade, faculdade ou instituto universitário português ou estrangeiro que confira esse grau de ensino. O prémio consiste na oferta de um MBA ou de um Master in Management. Para saber como concorrer consulte: https://www.premioprimusinterpares.pt/regulamento

CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 27 DE MARÇO DE 2024