Bem-vindos/as à NOVA FCSH

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) está situada no coração de Lisboa, em dois campi: Avenida de Berna e Campolide. No primeiro funcionam as Licenciaturas e Mestrados (exceto Ciência Política e Relações Internacionais e Sociologia); no segundo, os Doutoramentos e as Unidades de Investigação.  Ambos estão perto de transportes, jardins, serviços e infraestruturas culturais, como a Culturgest e a Fundação Calouste Gulbenkian.

Toda a informação de que precisas

Encontra aqui todas as respostas às tuas dúvidas e não te esqueças de ler o Guia de Estudante.

A NOVA FCSH oferece 14 Licenciaturas, algumas deles pioneiras no país e com as médias de entrada mais altas; mais de 40 Mestrados, todos eles competitivos e diferenciadores; mais de 20 Doutoramentos, com ligações às 16 Unidades de Investigação; e várias Pós-Graduações, grande parte delas únicas no país. Além disso, ao longo do ano, há cursos breves, de 15 e 25 horas, sobre várias temáticas que decorrem, geralmente, nas pausas letivas. Encontra nesta página todas as unidades curriculares lecionadas em inglês no presente ano letivo.

O ano letivo começa em meados de setembro e termina em finais de maio. Está dividido em dois semestres, porque as unidades curriculares são semestrais: o primeiro semestre termina em janeiro; o segundo semestre tem início em fevereiro e termina no final de maio. No mês de janeiro não há aulas, visto que é neste período que decorre a época de exames relativos ao primeiro semestre (tal como em junho, relativamente ao segundo semestre).

A avaliação é quantitativa – de 0 a 20 valores – e inclui vários critérios, como frequências ou trabalhos práticos, dependendo da unidade curricular. Se, no final do semestre, o ou a estudante obtiver uma média inferior a 8 valores, terá de repetir a unidade curricular no ano seguinte. Se tiver 8 ou 9 valores, poderá fazer um exame para tentar atingir uma avaliação positiva.

Sim, a NOVA FCSH tem uma longa tradição de estudantes internacionais e Erasmus, fruto de mais de 400 protocolos de mobilidade em mais de 20 países. A diversidade social e cultural é uma das razões apontadas pelos/as estudantes internacionais para que a passagem pela nossa Faculdade seja uma das experiências mais gratificantes do seu percurso.

Encontra nesta página toda a informação de que precisas para aproveitares ao máximo a tua estadia em Lisboa, curta ou longa.

As inscrições nas disciplinas são realizadas através da plataforma online Inforestudante, onde também se pode fazer a gestão dos vários processos académicos. Através desta plataforma poderás consultar os documentos associados às disciplinas, verificar as tuas classificações, candidatar-te a programas de mobilidade como o Erasmus+, entre outros.

A Universidade NOVA de Lisboa, através dos seus Serviços de Ação Social (SASNOVA), concede apoio social direto, através de bolsas de estudo e auxílios de emergência a estudantes que deles necessitem. Existem também bolsas oferecidas pela Direção-Geral do Ensino Superior para estudantes com aproveitamento excecional e outros prémios atribuídos pela NOVA FCSH que podem ser consultados aqui.

A Divisão de Bibliotecas e Documentação da NOVA FCSH disponibiliza, em primeiro lugar, um catálogo online onde podem ser encontrados e requisitados os livros de todas as bibliotecas da NOVA. Podem também ser procuradas obras, em formato digital, noutras plataformas da universidade como o Repositório da Universidade NOVA (RUN) e o NOVA Discovery. O FCSH ID também dá acesso a outras bases de dados internacionais, cuja lista pode ser consultada aqui.

Sim. Durante o teu percurso académico poderás realizar um estágio ou ter uma experiência de voluntariado, incluindo-a no teu currículo académico. Assim, estágios e voluntariado podem ser usufruídos como uma opção livre que vale os mesmos ECTS que outra unidade curricular. O Núcleo de Apoio a Estudantes e Candidatos da NOVA FCSH, situado no 1.º piso da Torre B, pode ajudar-te no processo de procura e realização destas modalidades extracurriculares.

A NOVA FCSH apresenta aos seus estudantes diferentes oportunidades de estudar noutras universidades e a estudantes estrangeiros vários programas para enriquecer o seu percurso académico na NOVA FCSH.

Sim. A NOVA FCSH organiza, a cada novo ano letivo, ‘Dias Abertos’, isto é, eventos dirigidos para colocar estudantes em contacto com professores e coordenadores dos vários cursos da faculdade. Normalmente, existe um dia específico para a apresentação de licenciaturas e outro para a oferta curricular de 2º e 3º ciclos de estudos (Pós-Graduações, Mestrados e Doutoramentos). A NOVA FCSH participa também em feiras de divulgação de programas académicos assim como em iniciativas de participação com escolas secundárias, nas quais os estudantes podem esclarecer as suas dúvidas em relação às licenciaturas da Faculdade.

Normalmente a Divisão Académica, situada no 1º piso da Torre B, é o serviço que terá a maior parte das respostas para as dúvidas relacionadas com os processos académicos dos estudantes (matrículas, inscrições em exames e unidades curriculares, promulgação de diplomas, etc). No entanto, nesta página podes encontrar todos os contactos dos serviços da NOVA FCSH com cada departamento discriminado, caso tenhas alguma dúvida específica em que estes te possam ajudar.