Conta FCSH ID e Plataformas a que dá acesso

A NOVA FCSH disponibiliza para todos os seus membros uma conta que permite o acesso a múltiplos serviços e plataformas. Veja como obtê-la e quais são esses serviços.

Migração Google Drive para OneDrive

Na sequência das limitações de espaço aplicada pela Google às universidades em 2022, a NOVA FCSH disponibiliza um conjunto de instruções para facilitar a transição de conteúdos da Google Drive institucional para o OneDrive.

E-mail institucional

Os membros da NOVA FCSH têm um e-mail com o domínio @fcsh.unl.pt (para o staff) e @campus.fcsh.unl.pt (para os estudantes). O email da Faculdade usa o serviço Google Workspace for Education, que inclui o acesso às aplicações Google.

Acesso à EDUROAM

A eduroam é uma rede inter-universitária possibilita o acesso à internet na generalidade das universidades portuguesas e europeias, sempre com as credenciais da conta FCSH ID.

Acesso a e-books e bases de dados

A NOVA FCSH disponibiliza o acesso a dezenas de ebooks, milhares de artigos científicos em formato digital e bases de dados referenciais.

Suporte informático e alojamento de sites

A Divisão de Informática e Transformação Digital dispõe de um serviço de helpdesk no edifício D e o seu datacenter está aberto a alojar sites WordPress de toda a comunidade, desde projetos ou unidades de investigação a docentes e estudantes.

Microsoft 365

Os membros da NOVA FCSH podem criar uma conta Microsoft 365 institucional, que lhes permite descarregar e usar gratuitamente várias cópias do Office 365, para vários sistemas operativos e outras aplicações Microsoft como a OneDrive. Para isso, depois de clicar no botão abaixo, bastará inserir o email da NOVA FCSH. A Microsoft enviará para esse email o acesso à nova conta Microsoft 365, que permite descarregar e instalar os produtos Microsoft.

Divisão de Informática e Transformação Digital

 

A Divisão de Informática e Transformação Digital da NOVA FCSH encontra-se estruturada em três núcleos que cobrem as seguintes áreas:

Núcleo de Infraestrutura Informática e Helpdesk
Suporte informático ao utilizador. Gestão da infraestrutura de servidores, de rede e de comunicações. Gestão do parque informático, identificando necessidades de aquisição, upgrade, reparação ou substituição.

Núcleo de Desenvolvimento Digital do Ensino e Serviços
Gestão dos sistemas da informação da NOVA FCSH. Desenvolvimento e integração aplicacionais. Gestão do diretório institucional de utilizadores e respetivo acesso aos sistemas de informação. Suporte técnico a sistemas e ao alojamento de sites.

Núcleo de Desenvolvimento Digital da Investigação
Suporte às infraestruturas digitais das unidades de investigação e definição de políticas para a investigação, aos níveis do alojamento de sites, gestão de dados de investigação, gestão de projetos e partilha de recursos.

 

CONTACTOS

Divisão de Informática e Transformação Digital – helpdesk@fcsh.unl.pt | Ext. 31291

Helpdesk Avenida de Berna
   Edifício D, gab. D005
   helpdesk@fcsh.unl.pt
   Ext. 31291 – tlm 961678189

Helpdesk Colégio Almada Negreiros
   piso 2, Sala 206
   helpdesk@fcsh.unl.pt
   Ext. 40203 – tlm 910 137 124 (8h-14h) e 926 005 852 (14h-20h)

Apoio ao Nonio – apoiononio@fcsh.unl.pt

Apoio ao Moodle – apoio.moodle@fcsh.unl.pt | Ext. 31222

Apoio a videoconferência – videoconferencia@fcsh.unl.pt | Ext. 31904 | Tlm 910140097

Apoio informático às salas de aula – apoio.salas@fcsh.unl.pt | Tlm 910 153 221 (8h-14h) e 926 005 828 (14h-20h)

Alojamento de sites – helpdesk@fcsh.unl.pt | Ext. 31569