Serviço de helpdesk – suporte informático

____

O Núcleo de Infraestruturas Informáticas e Helpdesk fornece apoio técnico ao equipamento informático dos postos de trabalho do campus. Os pedidos de suporte devem ser feitos por email, para helpdesk@fcsh.unl.pt, após o que são acompanhados através de uma plataforma de gestão de tarefas, com base em critérios de prioridade.

 

Local e Contactos

Horário: 9h00 – 17h00 horas (dias úteis)

Na Avenida de Berna:

Local: Edifício D, gab. D005
helpdesk@fcsh.unl.pt
Telemóvel: 961678189
Telefone: 21 790 83 00, Ext.: 31291

 

No Colégio Almada Negreiros:

Local: Piso 2, Sala 206
helpdesk@fcsh.unl.pt
Telemóveis: 910 137 124 (8h-14h) e 926 005 852 (14h-20h)
Telefone: 21 790 83 00, Ext.: 40203

 

Âmbito do suporte informático

Instalação de hardware, software e serviços Internet:

Inclui a instalação ou reinstalação de software licenciado pela FCSH ou “freeware“, a conexão à Internet e a serviços Internet.

Resolução de problemas de funcionamento:

Avarias ou desconfiguração de hardware, problemas de funcionamento do software instalado, problemas de conectividade e acesso a serviços Internet

Dúvidas de configuração de serviços e aplicações:

Os técnicos de helpdesk dão apoio em questões relacionadas com e-mail, eduroam, configuração proxy, ou aplicações da Faculdade.

 

Alojamento de sites

____

A NOVA FCSH dispõe de uma infraestrutura dedicada ao alojamento dos sites das unidades e projetos de investigação, docentes e estudantes da Faculdade. A infraestrutura consiste numa plataforma de virtualização alojada num centro de dados climatizado, protegido por firewall e sistema de backup.

O alojamento de sites é gratuito e sujeito aos recursos disponíveis.

 

Fábrica de Sites

O Núcleo de Informática aconselha os utentes a criarem os seus sites numa plataforma WordPress que lhes é disponibilizada, a “Fábrica de Sites”. É ao Núcleo de Informática e não às unidades ou projetos de investigação, que compete a atualização futura do WordPress e dos seus plugins na Fábrica de Sites, o que dá aos sites melhores condições de segurança, disponibilidade e longevidade.

As regras de utilização da Fábrica de Sites podem ser consultadas na Intranet.

A infraestrutura de servidores da Divisão de Informática e Transformação Digital está também disponível para alojar projetos e aplicações que envolvam tecnologias mais específicas, não enquadráveis no WordPress.

 

Contactos para alojamento de sites

Os pedidos de alojamento devem ser endereçados para o email helpdesk@fcsh.unl.pt