Serviço de helpdesk – suporte informático

____

O Núcleo de Infraestruturas Informáticas e Helpdesk fornece apoio técnico ao equipamento informático dos postos de trabalho do campus. Os pedidos de suporte devem ser feitos por email, para helpdesk@fcsh.unl.pt, após o que são acompanhados através de uma plataforma de gestão de tarefas, com base em critérios de prioridade.

Local e Contactos

Horário: 9h00 – 17h00 horas (dias úteis)

Na Avenida de Berna:

Local: Edifício D, gab. D005
helpdesk@fcsh.unl.pt
Telemóvel: 961678189
Telefone: 21 790 83 00, Ext.: 31291

No Colégio Almada Negreiros:

Local: Piso 2, Sala 206
helpdesk@fcsh.unl.pt
Telemóveis: 910 137 124 (8h-14h) e 926 005 852 (14h-20h)
Telefone: 21 790 83 00, Ext.: 40203

Âmbito do suporte informático

Instalação de hardware, software e serviços Internet:

Inclui a instalação ou reinstalação de software licenciado pela FCSH ou “freeware“, a conexão à Internet e a serviços Internet.

Resolução de problemas de funcionamento:

Avarias ou desconfiguração de hardware, problemas de funcionamento do software instalado, problemas de conectividade e acesso a serviços Internet

Dúvidas de configuração de serviços e aplicações:

Os técnicos de helpdesk dão apoio em questões relacionadas com e-mail, eduroam, configuração proxy, ou aplicações da Faculdade.

Alojamento de sites

____

A NOVA FCSH dispõe de uma infraestrutura dedicada ao alojamento dos sites das suas unidades ou projetos de investigação, docentes e estudantes. Estes servidores e plataformas de virtualização encontram-se num centro de dados climatizado e salvaguardados por um sistema de backup.

O alojamento de sites é gratuito e sujeito aos recursos disponíveis.

No caso do alojamento de bases de dados de âmbito científico por unidades de investigação (UIs) da NOVA FCSH, a Divisão de Informática e Transformação Digital (DITD) fornece aconselhamento às UIs sobre diversas opções estratégicas face aos seus objetivos:

• opções tecnológicas e de preservação digital;
  • visibilidade do site e dos dados nos motores de pesquisa e redes internacionais que disponibilizam dados científicos;
  • opções para a interoperabilidade e reutilização dos dados;
  • boas práticas de segurança e economia de recursos.

A Política de Alojamentos Web para as UIs encontra-se disponível para download na intranet, na página https://intranet.fcsh.unl.pt/servicos-de-informatica/alojamento-de-sites

Para solicitar o alojamento, os requerentes devem seguir os passos indicados no Procedimento do Alojamento de Sites e ter em conta as regras estabelecidas no Regulamento, ambos disponíveis também em https://intranet.fcsh.unl.pt/servicos-de-informatica/alojamento-de-sites

Modalidades de alojamento

1. Alojamento web na Fábrica de Sites WordPress

Esta modalidade é aconselhada para a maioria dos sites, pois liberta a unidade ou projeto de investigação da responsabilidade de atualização do software de gestão de conteúdos e garante ao site alojado um elevado padrão de segurança, em ambiente WordPress controlado pela DITD.

2. Alojamento web em servidor virtual partilhado

Trata-se do alojamento de um site com uma tecnologia ou CMS solicitado pelo requerente, especialmente instalado para aquele site, mas num servidor partilhado com outros sites.

3. Alojamento em servidor virtual dedicado

Em casos de excecional complexidade do site e após parecer positivo da DITD, este tipo de alojamento implica a participação do requerente (unidade de investigação) no custeamento de uma parcela do investimento na infraestrutura.

Solicitar alojamento de site

Após consulta dos documentos anteriormente referidos, deverá submeter o formulário que consta na página da intranet https://intranet.fcsh.unl.pt/servicos-de-informatica/alojamento-de-sites