Estatutos especiais

Apoios à integração de estudantes com condições excecionais de frequência do Ensino Superior

Considera-se trabalhador-estudante quem exerça, em simultâneo com a frequência de um curso na NOVA FCSH, uma atividade profissional remunerada, ou que seja formando/a num curso de formação profissional, desde que, em qualquer dos casos, o respetivo horário de ocupação seja igual ou superior a 10 horas semanais.

O estatuto de trabalhador-estudante deve ser requerido junto da Divisão Académica no ato da inscrição, sendo válido até ao final do ano letivo e renovável anualmente. De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor, o estudante deverá informar o coordenador do curso e os docentes do estatuto que adquiriu.

O Estatuto de Trabalhador Estudante deverá ser requerido em cada ano letivo nos prazos que constam do calendário escolar. O requerimento acompanhado da declaração de entidade patronal deverá ser submetido no inforestudante em Balcão Académico/Requerimentos/Estatuto Trabalhador-Estudante

Para mais informações consultar:

De acordo com o Regulamento do Estudante com Necessidades Educativas Especiais da Universidade NOVA de Lisboa (Regulamento n.º 397/2018), o/a estudante com necessidades especiais deverá contactar o Núcleo de Apoio ao Aluno e Candidato (NAAC) depois de efetuar a matrícula, dando provas da sua situação específica, para que a NOVA FCSH dela esteja a par e possa arranjar estratégias para minimização das dificuldades, ao nível da mobilidade ou outras.

Está disponível, no Inforestudante, o requerimento que deverá submetido para a atribuição do Estatuto NEE da Universidade NOVA de Lisboa.

Para mais informações consultar:

A Universidade Nova de Lisboa dispõe do Estatuto de Estudante Atleta, aplicável a estudantes com matrícula e inscrição na NOVA, que representem a Universidade ou as Associações de Estudantes (AE’s) em campeonatos promovidos pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL), Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU) e European Sport’s Association (EUSA), designadamente:

  1. campeonatos regionais e nacionais universitários;
  2. competições desportivas de âmbito internacional.

Para mais informações consultar:

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer