APRESENTAÇÃO

Criada em 1980, a licenciatura em Ciências Musicais foi pioneira nesta área científica em Portugal.

Os licenciados em Ciências Musicais adquirem uma compreensão da diversidade das músicas e dos géneros musicais, bem como uma exposição às ciências sociais e às humanidades. Estes fornecem uma sólida base académica e os conhecimentos necessários para, em conjugação com valências individuais, assegurar uma colocação no mercado de trabalho, ou para prosseguir estudos ao nível de mestrado.

Um grau em Ciências Musicais permite o acesso a uma carreira como educador, investigador, bibliotecário, técnico de museu, programador, técnico autárquico, produtor e crítico, entre outras possibilidades, ainda que a experiência demonstre que, na maioria dos casos, os empregadores ou o tipo de trabalho desenvolvido requerem a obtenção de graus académicos mais avançados. Também, muitos músicos práticos consideram útil complementar a sua formação na área das Ciências Musicais, pelo que procuram a nossa licenciatura.

O actual curriculum fornece conhecimentos ao nível da história da música, análise e teoria musical, etnomusicologia, sociologia da música, filosofia e estética da música, músicas populares, acústica, organologia e tecnologia musical. Um pequeno conjunto de disciplinas práticas, que funcionam como complemento da formação teórica.

Apesar de este ser um curso focado na música enquanto fenómeno cultural, é essencial que os estudantes que pretendem frequentá-lo sejam portadores de experiência e conhecimentos teóricos na área da música. Muitas disciplinas requerem competências ao nível da leitura musical.

Existe um percurso curricular recomendado para os dois primeiros semestres de estudos. Do terceiro ao sexto semestre, os alunos escolhem o seu percurso dentro do conjunto de unidades curriculares de opção condicionada. Podem também escolher unidades curriculares oferecidas por qualquer Departamento da NOVA FCSH.

 

 

Informação útil
Média de Entrada
12,95
Média do último aluno admitido no ano letivo 2019/2020

Provas de Ingresso

É necessária UMA das seguintes provas:

  • História da Cultura e das Artes
  • Matemática
  • Português

Vagas

45

Taxa de Empregabilidade

95,8%

* Dados recolhidos pela Dir. Geral de Estatísticas de Educação e Ciência junto do IEFP.

Saídas Profissionais

  • Imprensa, Rádio e TV (Crítica e Divulgação Musical)
  • Organizações de Planeamento e Gestão de Políticas Culturais ligadas à Música
  • Empresas de Conservação e Gestão do Património Musical
  • Organismos de Administração Pública
  • Fonotecas, Fundações, Museus, Bibliotecas e Arquivos
  • Agências de Edição Musical

 

Regimes de acesso Ao curso

Em cada curso existem vários regimes de acesso possíveis. Estas são as variantes disponíveis para este Curso (para saber mais detalhes sobre elas clique nas opções).

Estrutura curricular

Duração: 3 anos/6 semestres.

O aluno tem que realizar 180 créditos: 96 créditos realizados no programa de unidades curriculares obrigatórias, 54 créditos do quadro de opções condicionadas e 30 créditos realizados em opções livres ou num minor de uma outra área científica. Semestralmente, o aluno não se deve inscrever em mais de 30 créditos, respeitando as precedências quando estas tiverem sido definidas. No início de cada semestre, o aluno será aconselhado sobre as unidades curriculares a realizar, mais adequadas ao seu percurso académico.

Os alunos de licenciatura podem ainda beneficiar dos distintos programas de mobilidade em que a FCSH/NOVA participa como Erasmus+, Almeida Garrett, entre outros, e, participar em trabalhos de investigação no âmbito das unidades de investigação que integram a Faculdade.

Coordenação

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer