Tempos de alarme

Os poderes políticos e as comunidades procuram estar informados sobre os surtos epidémicos. As notícias podem ser transmitidas oralmente, por escrito, através de cartas …

Pestes

A peste, como doença infeciosa, afetou vários continentes desde a Antiguidade. A peste negra ou peste bubónica de 1348 foi aquela que melhor perdurou no imaginário coletivo europeu …

Lepra

A doença de Hansen, ou lepra, é uma doença infeciosa crónica que ataca o sistema nervoso e a pele. Conhecida desde a Antiguidade, a lepra foi bastante comum um pouco por todo o mundo …

Cólera

Causada pelo vibrião colérico, é transmitida por via fecal-oral e associada a contextos de extrema pobreza, a ambientes insalubres e à falta de água potável …

Tuberculose

A tuberculose é causada pela inalação do bacilo Mycobacterium tuberculosis, identificado em 1882 por Robert Koch (1843-1910) …

Pneumónica

A pneumónica (1918-1919), ou gripe espanhola, foi a maior pandemia do século XX. Estima-se que tenha provocado mais de 50 milhões de mortos …

HIV/SIDA

O Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) é um agente infecioso que destrói as células vitais do sistema imunitário, provocando o Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (SIDA) …

Coronavírus

Coronavírus é uma família de vírus que infeta animais, transformando-se em “vírus zoonótico” com a possibilidade de transmissão para humanos …

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer