TEMPOS DE DOENÇA, TEMPOS DE CURA

As doenças pandémicas estão na ordem do dia devido à crise do COVID-19. A temática tem obviamente um interesse relacionado com os seus impactos na saúde e na economia, mas as Ciências Sociais e Humanas têm uma visão decisiva a oferecer sobre o fenómeno e as suas ramificações. Nesse sentido, a Divisão de Bibliotecas e Documentação da NOVA FCSH e a Infraestrutura ROSSIO, em estreita colaboração, decidiram explorar e recolher um conjunto de informações e recursos sobre o tema, relacionados com a investigação da NOVA FCSH e com as fontes em digital disponibilizadas pelos parceiros do ROSSIO.

Tempos de doença

As pandemias sempre afetaram o Homem na vivência em sociedade. Lançamos aqui um olhar sobre algumas dessas doenças e o alarme que geraram.

Tempos de cura

As respostas às doenças variaram ao longo dos tempos e passaram por fases distintas, como a contenção, a criação de infraestruturas ou a investigação.

Representações

As crises sanitárias geraram também outro tipo de respostas da sociedade e dos indivíduos, expressas nas artes visuais, na literatura ou na música.

PRojetos nova fcsh

A investigação da NOVA FCSH tem procurado dedicar-se também ao estudo destes fenómenos e aos seus impactos na sociedade, na cultura e nas mentalidades.

Intervenções e notícias

Aceda a notícias e às intervenções de docentes, investigadores e estudantes da NOVA FCSH sobre pandemias e epidemias.

Ficha técnica

Conheça toda a equipa e as instituições que estiveram na base da concepção e realização da exposição “Tempos de Doença, Tempos de Cura”.

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer