Apresentação

A Licenciatura em História da Arte visa o desenvolvimento de estudos em torno dos objetos artísticos e do discurso que sobre eles se tem vindo a construir desde a fundação desta área científica.

Abrangendo as várias épocas históricas, da Antiguidade à Época Contemporânea, e tanto a arte portuguesa como a internacional, as suas unidades curriculares englobam ainda matérias de ordem teórica como a Teoria e Metodologia da História da Arte ou a Estética e Teorias da Arte, e temas transversais, do ponto de vista cronológico, como a Iconografia e a Introdução à Museologia.

Pretende-se, assim, proporcionar uma formação abrangente, de capacitação de um discurso crítico e apoiada num conhecimento da própria identidade da disciplina.

Objetivos

 

  1. Adquirir uma visão crítica do passado humano, bem como a compreensão de que aquele condiciona o presente e o futuro, assim como a perceção de ambos.
  2. Compreender pontos de vista resultantes de diferentes antecedentes históricos, em distintos contextos culturais e geográficos.
  3. Ser consciente de como os interesses, as categorias e os problemas históricos se alteram com o tempo e  de como o debate historiográfico está ligado aos interesses económicos, sociais, políticos e culturais de cada época.
  4. Conhecer os diferentes períodos da História de Portugal.
  5. Possuir um conhecimento geral sobre os métodos, as técnicas e temas relativos ao estudo dos grandes períodos em que normalmente se divide a História, desde a Pré-História até aos tempos atuais.
  6. Saber integrar a História de Portugal numa perspetiva comparada com outras áreas espácio-culturais.
  7. Saber identificar, selecionar e recolher, de acordo com as regras da disciplina, fontes e elementos diversificados de informação (bibliografia, documentos, testemunhos orais, iconográficos e outros) e utilizá-los com sentido crítico.
  8. Ser capaz de aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos na abordagem de um tema histórico ou na compreensão de questões do mundo atual.
  9. Ter capacidade para apresentar escrita e oralmente conhecimentos adquiridos, utilizando a terminologia própria da História e revelando capacidade argumentativa.
Informação útil
Nota do Último Colocado
14,8
Nota do último candidato colocado no ano letivo 2024/2025

Provas de Ingresso

É necessário um dos seguintes conjuntos de provas:

  • História e Português
  • História da Cultura e das Artes e Português
  • Filosofia e Português

Vagas

40

Acreditação A3ES

Com Acreditação em 2022, por 6 anos

A3ES

Registo em vigor na DGES

Saídas Profissionais

  • Bibliotecas e Arquivos
  • Organizações de Gestão do Património
  • Museologia e Galerias de Arte
  • Inventariação
  • Turismo
  • Organizações de Programação e Gestão Cultural (Produção e Atendimento)
  • Organizações Diplomáticas e de Comunicação Social
  • Editores e Livreiros
  • Organizações de Ensino e Investigação

Taxa de Empregabilidade

92,5%

* Dados recolhidos pela Dir. Geral de Estatísticas de Educação e Ciência junto do IEFP, consultados em outubro de 2022.

Regimes de acesso Ao curso

Em cada curso existem vários regimes de acesso possíveis. Estas são as variantes disponíveis para este Curso (para saber mais detalhes sobre elas clique nas opções).

Estrutura curricular

Duração: 3 anos / 6 semestres Créditos: 180 ECTS

O/A estudante tem de realizar 180 ECTS: 18 ECTS realizados no programa de unidades curriculares obrigatórias, 102 ECTS do quadro de complementares, e 60 ECTS realizados em qualquer área científica de outras licenciaturas ou Menor da NOVA FCSH, podendo no máximo realizar 30 ECTS nas unidades curriculares do plano de estudos da licenciatura em História da Arte e/ou nas unidades curriculares complementares livres oferecidas pelo Departamento de História da Arte. 

Semestralmente, o/a estudante não se deve inscrever em mais de 30 créditos. 

Os/As estudantes de licenciatura podem ainda beneficiar dos distintos programas de mobilidade em que a NOVA FCSH participa como Erasmus+, Almeida Garrett, entre outros, e participar em trabalhos de investigação no âmbito das unidades de investigação que integram a Faculdade.

Coordenação