Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

O Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário confere habilitação profissional para a docência de Português e da Língua Estrangeira (da respetiva área de especialização) no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Conjugando a preparação linguística, literária e cultural, os conhecimentos didático-pedagógicos e a prática letiva, este Mestrado aposta na formação de docentes dotados de sólidas competências científicas; de um espírito crítico, extensivo a todas as áreas da sua intervenção; de uma atitude reflexiva e investigativa, tanto sobre as questões que relevam no ensino do Português e da Língua Estrangeira, como naquelas que respondem a solicitações de gestão e inovação pedagógica e profissional.

Assim, no modo como leva a cabo uma qualificação de alto nível dos futuros professores, o Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira encontra-se alinhado com a missão da NOVA FCSH, nomeadamente no que se refere à promoção da excelência no ensino e na investigação nas respetivas áreas de especialização, ao compromisso claro com a inovação e a interdisciplinaridade e ao apoio à criação e divulgação da cultura humanista.

 

OBJETIVOS EDUCATIVOS

____

  • Conhecimento das linhas orientadoras da política educativa nacional, das didáticas e das metodologias de investigação educacional.
  • Capacidade de aplicação dos conhecimentos pedagógicos, didáticos e metodológicos a planos curriculares e práticas pedagógicas.
  • Capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didáticas às especificidades de disciplinas, níveis de ensino, alunos e meios escolares.
  • Capacidade de mobilização dos conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos em atividades de ensino-aprendizagem adequadas aos objetivos curriculares e programáticos, às especificidades dos alunos e dos meios escolares.
  • Capacidade de refletir sobre as implicações éticas, sociais e culturais do exercício da atividade docente no contexto do mundo contemporâneo, da política educativa nacional e da formação para a cidadania.
  • Competências de aprendizagem e investigação mobilizáveis para a formação e o desenvolvimento profissionais ao longo da carreira.

 

CONDIÇÕES DE ACESSO

____

Área de especialização de Alemão

  • 80 a 100 créditos em Português e 60 a 80 créditos em Alemão, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio atualizado com o Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro.

Área de especialização de Espanhol

  • 80 a 100 créditos em Português e 60 a 80 créditos em Espanhol, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio atualizado com o Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro.

Área de especialização de Francês

  • 80 a 100 créditos em Português e 60 a 80 créditos em Francês, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio atualizado com o Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro.

Área de especialização de Inglês

  • 80 a 100 créditos em Português e 60 a 80 créditos em Inglês, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio atualizado com o Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro.

Outras condições de acesso associadas aos mestrados em ensino podem ser consultadas na respetiva página.

 

Distribuição dos ECTS por sub-áreas na NOVA FCSH

____

Comum a todas as áreas de especialização

  • Literatura Portuguesa: mínimo de 30 créditos
  • Linguística Portuguesa: mínimo de 30 créditos
  • Cultura Portuguesa: mínimo de 30 créditos

Área de especialização de Alemão

  • Língua alemã: mínimo de 36 créditos
  • Linguística da língua alemã: mínimo de 6 créditos
  • Literatura alemã: mínimo de 18 créditos
  • Cultura alemã: mínimo de 18 créditos

Área de especialização de Espanhol

  • Língua espanhola: mínimo de 36 créditos
  • Linguística da língua espanhola: mínimo de 6 créditos
  • Literatura espanhola: mínimo de 18 créditos
  • Cultura espanhola: mínimo de 18 créditos

Área de especialização de Francês

  • Língua francesa: mínimo de 36 créditos
  • Linguística da língua francesa: mínimo de 6 créditos
  • Literatura francesa: mínimo de 18 créditos
  • Cultura francesa: mínimo de 18 créditos

Área de especialização de Inglês

  • Língua inglesa: mínimo de 36 créditos
  • Linguística da língua inglesa: mínimo de 6 créditos
  • Literatura inglesa: mínimo de 18 créditos
  • Cultura inglesa: mínimo de 18 créditos

 

CANDIDATURas 2020/21_____

Consulte o edital de candidatura disponível no topo desta página.

 

 

Áreas De especialização

  • Português/Alemão
  • Português/Espanhol
  • Português/Francês
  • Português/Inglês

Estrutura curricular

Duração: 2 anos / 4 semestres  Créditos totais: 120 ECTS (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).

Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).

O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Coordenação

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer