Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL)

O Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL) é uma unidade de investigação que tem como principais objetivos promover a investigação em linguística teórica e aplicada, desenvolver a formação avançada de investigadores e fomentar a divulgação de dados científicos nas áreas do conhecimento sobre a natureza da linguagem e o funcionamento das línguas e dos textos.

O CLUNL está organizado em três Grupos de Investigação:
LiFE – Linguística Formal e Experimental
LLT – Lexicologia, Lexicografia e Terminologia
G&T – Gramática & Texto

Estes grupos desenvolvem trabalho em áreas específicas de investigação.

O trabalho desenvolvido desde a criação do CLUNL, em 2000, tem contribuído de forma relevante e diferenciada para os estudos de linguística em Portugal, em áreas tão diferentes como a aquisição (de língua materna e não materna), a análise do discurso, a lexicologia e lexicografia, a teoria do texto e a terminologia, ao mesmo tempo que se tem evidenciado pelos trabalhos realizados nos domínios do léxico e do vocabulário (geral e de especialidade), da linguística histórica, da morfologia, da sintaxe e da semântica.
Coordenador(es) Rute Costa – Presidente Raquel Amaro - Vogal da Comissão Diretiva Susana Correia - Vogal da Comissão Diretiva Última Avaliação FCT Muito Bom Morada NOVA FCSH, Campus de Campolide Colégio Almada Negreiros, gabinete 343 1099 – 032 Lisboa Email clunl@fcsh.unl.pt Telefone 217 908 300 | 217 908 309 Website Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL)