Dia Europeu do Património Académico na NOVA FCSH

No dia 18 de novembro, a NOVA FCSH, em conjunto com outras universidades representadas no Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, celebra o Dia Europeu do Património Académico. O programa conta com diversos eventos em torno da relação entre Universidade, Cultura e Património, que animarão tanto a Avenida de Berna como no Colégio Almada Negreiros, em Campolide, associando-se a NOVA FCSH ao Plano Nacional das Artes e ao III Encontro Nacional Universidade e Cultura que se realiza este ano na Universidade da Beira Interior.

As Ambiguidades de Almada – 11h30 às 13h00

A programação do dia inicia-se no Colégio Almada Negreiros, em Campolide, com uma conversa em torno das “Ambiguidades de Almada” com Manuela Ribeiro Sanches, Investigadora do IHC, Mariana Pinto dos Santos, Investigadora do IHA e membro do Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros e Sarah Affonso, precedida da leitura do controverso poema a Rosa dos Ventos por Ricardo Aibéo, Ator e Encenador da SUL (convénio IFILNOVA).

Os participantes contarão ainda com uma visita guiada ao Colégio Almada Negreiros com  Joana Cunha Leal, Docente do Departamento de História da Arte.

A entrada é livre. O programa completo da manhã pode ser consultado aqui.

MOSTRA DE VENCEDORES CINENOVA – 2019/2020/2021 – 14h00 às 17h10

O dia prossegue, na Avenida de Berna, com a Mostra de Vencedores CINENOVA das edições de 2019, de 2020 e de 2021, que pretende revisitar os resultados das edições anteriores e dar o contributo do festival para o cinema universitário e o património académico. Entre os vencedores, estão “Três Perdidos Fazem um Encontrado” (2020, Portugal) de Atsushi Kuwayama (Prémio Melhor Filme Português & Prémio Público edição 2020); “Crannog” (2018, Escócia) de Isa Rao (Prémio Vencedor Melhor Filme edição 2019); e “Em Caso de Fogo” (2019, Portugal) de Paula Tomás Marques (Menção Honrosa edição 2020).

O CINENOVA é o primeiro e único festival internacional de cinema universitário em Portugal e aposta na relação entre o Cinema e o Conhecimento. Organizado por estudantes e professores universitários, destina-se a todos os estudantes do Ensino Superior, independentemente do seu nível ou área de estudo. O seu principal objetivo é aprofundar a relação entre o Estudante-Cineasta e a Universidade através de narrativas ficcionais, documentais, ensaísticas ou de animação. A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.

O programa pode ser consultado aqui.

ESTREIA NA NOVA FCSH: ‘ENTRE ILHAS’ DE AMAYA SUMPSI – 18h00 às 20h00

No final do dia estreia, na Avenida de Berna, “Entre Ilhas”, o novo documentário de Amaya Sumpsi, realizadora e Doutoranda de Antropologia da NOVA FCSH. O filme integra a sua tese de Doutoramento mostrando como existem outros suportes de produção e transmissão do conhecimento para além da escrita e muito próximos da arte.

Amaya faz parte da equipa do laboratório audiovisual do CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia, com a qual realizou “Um Ramadão em Lisboa”, filme patrocinado pelo CRIA e pela NOVA FCSH. “Entre Ilhas” é um filme-viagem e um retrato das nove ilhas do arquipélago dos Açores, um “lugar, ora real, ora imaginado, a que a cineasta pretende chegar quando embarca na sua peculiar viagem a bordo dos rápidos e modernos ferries que ligam hoje estas ilhas do Atlântico”. Neste caminho, vão-se contando as histórias do mar e visitando as velhas memórias dos habitantes de uma época “em que os barcos comandavam a vida deste remoto lugar, pois só a bordo deles é que era possível partir da ilha e voltar a ela”. A exibição do filme será seguida de uma conversa entre Amaya Sumpsi e Golgona Anghel, Docente do Departamento de Estudos Portugueses.

A entrada é livre, sujeita à lotação da sala. Mais informações sobre a exibição aqui

Paralelamente, e durante todo o dia, estará patente na sala de Esgrima do Colégio Almada Negreiros a, Exposição “Fotografias Sentadas” de Nuno Soares, Docente do Departamento de Geografia e Planeamento Regional. Mais informações aqui.