Instituto de História da Arte (IHA)

O IHA – Instituto de História da Arte é uma unidade de investigação vinculada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e membro da rede internacional da RIHA – The International Association of Research Institutes in the History of Art. É a única Unidade em História da Arte em Portugal financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e a sua relevância é evidenciada pelo número de investigadores que a integram e pela qualidade dos seus resultados científicos, a crescente rede internacional e a capacidade de atrair parcerias e financiamento.

O IHA possui uma estrutura flexível e democrática, aprimorada pela sua estrutura de gestão e pelas diversas experiências e afiliações dos seus investigadores – vários afiliados a outras universidades (Lisboa, Porto, Évora, Aberta, Autónoma), museus, administração do património cultural e a Câmara Municipal de Lisboa. Tem-se transformado numa comunidade coesa de investigadores comprometidos com a excelência da investigação individual e em grupo e na transferência de conhecimento num ambiente educacional e científico motivador.

A pegada democrática do IHA é impulsionada pela autonomia de seus cinco grupos de investigação. Todos os grupos abordam a história da arte no seu sentido mais amplo, considerando a cultura visual e material, museus, património, estudos urbanos e teoria da arte. Duas linhas temáticas cruzam e conectam as atividades dos grupos: “The Exhibition: Theory and Practices” e “Cultural Transfers in a Global Perspective”. Perspetivas e encontros multidisciplinares são incentivados nas atividades gerais do IHA, principalmente por meio das atividades dos Clusters (plataformas para promover colaborações externas).

O IHA é uma unidade de educação de alto nível e diálogo entre pares, que promove a integração dos seus membros nas redes internacionais. Também é orientado a projetos. Os Grupos acionam e executam projetos de investigação. A Direção do IHA e a Comissão Científica discutem esses projetos e as suas articulações com o Programa Estratégico e as Linhas Temáticas do IHA.

O trabalho da IHA está comprometido com a história da arte portuguesa, mas não se limita a ela. Não apenas as questões impostas pela história da arte portuguesa se entrelaçam com questões históricas gerais da arte, mas também são notáveis ​​as relações históricas portuguesas com outras geografias (europeias, asiáticas, africanas e americanas).

Os projetos de I&D articulam a investigação básica e aplicada (projetos da UE e da FCT e projetos financiados pela Unidade). O seu desenvolvimento envolve uma estreita cooperação com a academia – o IHA participa ativamente de 2 programas de doutoramento da NOVA FCSH (História da arte e Estudos Artísticos) e 2 pós-graduações (Mercado da Arte e Colecionismo e Curadoria de Arte) -, bem como com redes internacionais e nacionais: parcerias com museus, fundações, câmaras municipais, sítios patrimoniais, agentes regeneradores urbanos e instituições privadas que privilegiam o estudo de materiais, arquivos, coleções ou estratégias de educação e divulgação e aquelas que investigam o impacto do consumo cultural e o crescimento do turismo. Essas parcerias são projetadas para envolver estudantes de doutoramento e mestrado em estágios e bolsas de estudo.

A rede de contatos do IHA é um aspeto essencial da sua internacionalização, apoiando a mobilidade dos seus membros e a crescente disseminação da sua investigação. A política editorial de acesso aberto do IHA e a revisão por pares também é fundamental nesse processo. O IHA assegura posições no conselho de editores do RIHA Journal e publica 2 periódicos revistos ​​por pares: Revista de História da Arte e Revista de História da Arte – série W dedicada à edição online das atas de conferências.

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer