Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA - NOVA FCSH)

O Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) é uma unidade interuniversitária que existe desde 2007 e se organiza em polos sediados em quatro instituições universitárias – NOVA FCSH, ISCTE-IUL, Universidade de Coimbra e Universidade do Minho.

Este funcionamento articulado em rede permite que cada polo desenvolva de forma autónoma as suas atividades e todos partilhem recursos indispensáveis à gestão, captação de fundos e divulgação das atividades de pesquisa, ensino e transferência de conhecimento, estimulando ainda a mobilidade dos investigadores do CRIA entre as diferentes instituições.

A investigação desenvolvida no CRIA organiza-se em torno de grupos de investigação que compõem o núcleo científico do centro e reúnem investigadores dos diferentes polos institucionais. Estes grupos formaram-se a partir de quatro campos específicos de pesquisa da equipa do CRIA: (1) Circulação e Produção de Lugares, (2) Desafios Ambientais, Sustentabilidade e Etnografia, (3) Governação, Políticas e Quotidiano, e (4) Práticas e Políticas da Cultura.

Complementarmente, as linhas temáticas e os núcleos de trabalho agregam investigadores dos vários grupos de investigação em torno de temas e contextos específicos de pesquisa como são a (1) Antropologia da Saúde, (2) a Antropologia Visual e da Arte, (3) os Estudos em Contextos Árabes e Islâmicos, (4) a Antropologia da Religião, e (5) os Recursos Informais, Estado e Capital Social.

Formalmente constituído como associação de investigação e desenvolvimento, de acordo com a revisão dos seus estatutos realizada em 2014, o CRIA tem como órgãos sociais a Direção, o Conselho Científico, a Assembleia Geral e o Conselho Fiscal.

Coordenador(es) Presidente: José Mapril Vice-Presidente: Paulo Raposo Secretário: Jorge Varanda Tesoureiro: Luís Cunha Vogal: Sónia Vespeira de Almeida Vogal: Frédéric Vidal Diretor Etnográfica: Manuela Ivone Cunha Última Avaliação FCT Muito Bom Email cria@cria.org.pt Telefone 918 832 012 Website Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA - NOVA FCSH) Gestor(es) de Ciência Ana Carrapato - Gestão de Ciência ana.carrapato@cria.org.pt Catarina Mira - Coord. Editorial catarina.mira@cria.org.pt Maria João Seabra - Gestão de Ciência maria.seabra@cria.org.pt Mariana Camacho - Gestão de Ciência mariana.camacho@cria.org.pt Mafalda Melo - Comunicação de Ciência mafalda.melo.sousa@cria.org.pt Soraia Barroso - Gestão de Ciência soraia.barroso@cria.org.pt

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer