2022
Dia Europeu do Património Académico | Estreia na NOVA FCSH: 'Entre Ilhas' de Amaya Sumpsi
Visionamento
Auditório B2 - Torre B - Av. de Berna

No dia 18 de novembro estreia, na NOVA FCSH, “Entre Ilhas”, o novo documentário de Amaya Sumpsi, estudante de Doutoramento no Departamento de Antropologia da NOVA FCSH no âmbito do Dia Europeu do Património Académico. Neste dia, a NOVA FCSH associa-se ao Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, ao Plano Nacional das Artes e ao III Encontro Nacional Universidade e Cultura – que se realiza este ano na Universidade da Beira Interior – propondo um programa de diversas atividades em torno da relação entre Universidade, Cultura e Património.

“Entre Ilhas” marca o terceiro filme em que Amaya Sumpsi assume funções na realização. O projeto surge após Sumpsi fazer parte da equipa do laboratório audiovisual do CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia, com a qual realizou “Um Ramadão em Lisboa”.

O documentário é um filme-viagem e um retrato das nove ilhas do arquipélago dos Açores, um “lugar –ora real, ora imaginado, que a cineasta pretende chegar quando embarca na sua peculiar viagem a bordo dos rápidos e modernos ferries que ligam hoje estas ilhas do Atlântico“. Neste caminho, vão-se contando as histórias do mar e visitando as velhas memórias dos habitantes de uma época “em que os barcos comandavam a vida deste remoto lugar, pois só a bordo deles é que era possível partir da ilha e voltar a ela“.

O filme já contou com duas antestreias no teatro Faialense, a 8 de junho, e na Cinemateca Portuguesa, a 22 de junho. No dia 30 de junho estreou nas salas de cinema portuguesas.

A exibição do filme será seguida de uma conversa entre Amaya Sumpsi e Golgona Anghel, Docente do Departamento de Estudos Portugueses.

A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.

Mais informações sobre o filme e a ficha técnica completa podem ser consultadas na página web da distribuidora Zero em Comportamento.