O Instituto de História Contemporânea dedica-se ao estudo, formação e divulgação da História Contemporânea e da contemporaneidade. Desenvolve uma actividade intensa no âmbito da conceptualização, contextualização e interpretação da realidade histórica contemporânea, compreendendo o período que vai desde o século XIX até à atualidade, incluindo a história do presente.
Adopta como missão geral:
- Desenvolver e promover o estudo e a investigação da História Contemporânea, em geral, e da História de Portugal, no quadro nacional e internacional, adequando os princípios e prioridades do programa científico à formação de investigadores e à divulgação dos resultados do seu trabalho;
- Contribuir para a promoção de uma cultura de base histórica, através de acções e projectos de natureza científica e da divulgação dos seus resultados, recorrendo a várias plataformas de comunicação, desde a publicação convencional às novas tecnologias da informação;
- Intensificar o grau e os meios de internacionalização dos estudos e das investigações sobre História Contemporânea, estimulando intercâmbios, desenvolvendo parcerias e trabalho em rede, promovendo a análise comparada e a interdisciplinaridade.
Integrar o IHC significa ser membro de uma instituição com um ambiente multi-cultural, colaborativo e de intervenção social, que reúne mais de 300 investigadores. Como unidade de investigação na área da História Contemporânea trabalhando num amplo número de temas, colabora regularmente com os órgãos de comunicação social, museus, arquivos, câmaras municipais e escolas.
