NOVA FCSH celebra 45.º aniversário

No passado dia 8 de novembro, a NOVA FCSH celebrou o seu 45.º Aniversário com um programa que se prolongou durante todo o dia e se dividiu entre a Avenida de Berna e a Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa.

Durante a manhã, assistimos à inauguração do novo Mural Salgueiro Maia, com a presença das quatro artistas que o criaram (Sara Fonseca da Graça, Tamara Alves, Margarida Malhão e Moami), pertencentes à plataforma cultural Underdogs. A inauguração, para além das artistas, contou com a presença da Direção da NOVA FCSH, do Presidente da Câmara de Castelo de Vide e de representantes das Câmaras Municipais de Lisboa e Santarém, do Exército e da Underdogs.

De seguida, foi apresentado o roteiro das comemorações dos 50 anos do 25 de abril com as várias iniciativas desenvolvidas pelas Unidades de Investigação da NOVA FCSH e, para terminar a manhã, uma mesa-redonda com as quatro artistas do mural e com a diretora da Underdogs, moderada por Ricardo Campos, investigador integrado do CICS.NOVA, intitulada “Arte Pública, Património e Liberdade”. 

Durante a tarde, as comemorações passaram-se no Auditório da Reitoria da NOVA. Aqui, distinguimos docentes, funcionários/as e estudantes, destacámos a excelência da investigação da NOVA FCSH com a apresentação do projeto do IFILNOVAFilm-Philosophy as a Meditation on Death“, encabeçado por Susana Viegas, e tivemos ainda a oportunidade de assistir a dois concertos – para abrir a cerimónia, o Coro da NOVA FCSH e, para fechar, os RAIA – Planeta Campaniça com ilustrações de Cristina Viana e com o apoio da Fundação INATEL. 

No final do dia, brindámos à NOVA FCSH no Porto de Honra. 

Há 45 anos a marcar a voz, o espaço e o olhar sobre as Ciências Sociais, Artes e Humanidades. 

Veja aqui o registo fotográfico completo: 45.º ANIVERSÁRIO DA NOVA FCSH.