Instituto de Filosofia da NOVA (IFILNOVA)

O principal objectivo do IFIL NOVA é o desenvolvimento de programas de investigação focados na acção humana e na construção de valores ao nível ético, estético e político.

De forma a cumprir estes objectivos, o IFIL NOVA desenvolve programas de investigação sobre os temas dos valores, da normatividade das regras e da argumentação, direccionados para o estudo, desenvolvimento e investigação de teorias filosóficas e da sua aplicação às práticas e problemas sociais.

Neste âmbito, o IFILNOVA tem atingido níveis de excelência nacionais (obteve a classificação de Excelente na última avaliação suscitada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e reconhecimento internacional em áreas como a teoria da argumentação, a pragmática, a história da Filosofia (e mais especificamente, nos estudos sobre Nietzsche e sobre Wittgenstein).

O IFIL NOVA tem cinco Laboratórios, cada um sob a responsabilidade de um investigador integrado:

ArgLab
Marcin Lewinski

CultureLab
Bartholomew Ryan

EpLab
Susana Cadilha

CineLab
João Mário Grilo

Dissemination Lab
Fabrizio Macagno

Coordenador(es) Diretor - João Constâncio Subdiretor - Giovanni Damele Membros