NOVA FCSH recebe a primeira ERC Consolidator Grant em Filosofia do Cinema

Susana Viegas, investigadora integrada do IFILNOVA, recebeu uma ERC Consolidator Grant, do European Research Council, no valor de 1,7 milhões de euros, pelo projeto “Film-Philosophy as a Meditation on Death” que tem como objetivo principal explorar as afinidades entre filosofia e cinema. Esta é a primeira vez que uma bolsa ERC é atribuída para estudar a Filosofia do Cinema.

O projeto de investigação procura juntar duas práticas distintas, mas com um interesse comum pelo tema da morte, sem o qual não se teria começado a filosofar e pelo qual os filmes mostram um especial interesse como motivo narrativo e formal. Fundamentar uma área emergente dos estudos filosóficos, como é a Filosofia do Cinema, será um dos principais contributos deste projeto que procura compreender a situação paradoxal na qual vivemos: se por um lado, evitamos pensar na morte no nosso quotidiano, prontamente discutimos o tema quando este surge em filmes ou séries televisivas.

Nunca se tinha trabalhado a fundo o tema da morte no cinema. Em concreto, “FILM AND DEATH” defende a hipótese de que esta experiência estética é, no seu âmago, comparável à experiência da nossa própria mortalidade, elemento indispensável para se começar a filosofar. Aprofundar a compreensão do modo como cinema, tempo e morte se interligam vai permitir compreender melhor uma visão contemporânea do mundo e de nós próprios que prevalece numa sociedade que afasta o pensamento da morte do nosso quotidiano, mas que, paradoxalmente, é dominada por imagens de morte mediadas por ecrãs“, afirma Susana Viegas.

A Investigação é, e continuará a ser, um dos pilares fundamentais da Universidade NOVA de Lisboa, em todas as suas unidades orgânicas. Destacamo-nos pela qualidade dos nossos investigadores e pela excelência dos trabalhos desenvolvidos. Receber mais uma ERC Grant, em especial na área das Ciências Sociais e Humanas, e para desenvolver uma investigação inédita no nosso país, enche-nos de orgulho e é mais uma prova que este é o caminho que queremos seguir“, acrescenta João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa.

O projeto irá decorrer entre 2023 e 2028, está organizado em torno de quatro eixos de pesquisa teórica com diversas atividades pensadas para a comunidade académica e público em geral. Entre as iniciativas previstas destaca-se a realização de vários ciclos de cinema onde o tema da morte será dominante.

Desde 2007, a NOVA já recebeu um total de 29 bolsas ERC, cinco atribuídas a investigadores da NOVA FCSH.

Agradecimentos: Cinemateca