Out
Gestão de Dados. Planeamento, Conceção e Desafios
Conferência
Plataforma Colibri / ZOOM

A gestão de dados de investigação refere-se aos métodos e processos pelos quais os dados resultantes da atividade científica são organizados, estruturados, armazenados e protegidos. Uma das suas principais componentes passa pela elaboração de planos de gestão de dados (PGD), documentos formais e dinâmicos que abrangem todo o ciclo de vida dos dados de investigação e que atualmente constituem um elemento obrigatório nos projetos financiados pela Comissão Europeia e recomendado para os projetos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Neste sentido, e de um modo informal, a sessão pretende suscitar o debate em torno da questão da gestão de dados, partilhando as experiências das três interlocutoras no processo de planeamento e conceção de PGD e na discussão dos desafios que se anteveem para o futuro.

Oradores/as:
Susana Viegas, IFILNOVA, ERC Consolidator Grant
Alba Comino, IHC NOVA FCSH e IN2PAST, Marie Curie Grant
Salima Rehemtula, Gabinete de Gestão da Biblioteca e do Museu, IHMT NOVA

Susana Viegas é investigadora do IFILNOVA/ NOVA FCSH e investigadora responsável pelo projeto Film – Philosophy as a Meditation on Death, financiado pela Comissão Europeia através de uma ERC Consolidator Grant. Doutorada em Filosofia pela Universidade NOVA de Lisboa, foi bolseira de pós-doutoramento entre 2014 e 2019 com o projeto Rethinking the Moving Image and Time in Gilles Deleuze\’s Philosophy. É coeditora e fundadora da revista Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image.

Alba Comino é investigadora do IHC/ NOVA FCSH e IN2PAST. Formada em Arqueologia e Musicologia, tem trabalhado na área das Humanidades Digitais, abordando problemáticas relacionadas com dados inteligentes estruturados, metadados e TEI. Encontra-se a desenvolver o projeto REWIND – Rereading European Cultural Heritage in Latin American Women Writers’ Travel Literature of the early 20th century: contrasting testimonies to build inclusive historical discourses, financiado pela Comissão Europeia através das ações Marie Skłodowska-Curie.

Salima Rehemtula é Coordenadora Principal do Gabinete de Gestão da Biblioteca e do Museu do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade NOVA de Lisboa. Licenciada em Química Aplicada e pós-graduada em Ciências da Informação e Documentação, foi coordenadora da Secção de Gestão de Sistemas de Informação da NOVA FCT, onde esteve ligada à gestão do sistema CONVERIS. Foi uma das dinamizadoras do Projeto Blimunda, uma iniciativa financiada e apoiada pela FCCN.

Link para inscrição