Consulte aqui a estrutura curricular e o plano de estudos em vigor para estudantes admitidos/as a partir de 2024/2025.
Apresentação
Este curso de mestrado habilita para a reflexão, investigação e elaboração de trabalhos nas grandes temáticas do património. Permite, assim, uma qualificação e formação em processo de trabalho e permite saída para vários tipos de mercado laboral, na administração pública central, regional e local, nos centros de investigação, nas empresas, em cooperativas, associações ou fundações.
O curso permite adquirir formação aprofundada nas grandes áreas de especialização temática do património, bem como o desenvolvimento de metodologias transversais desta disciplina com as realidades da sustentabilidade e programação de cultura. Procura capacitar para a generalidade das situações decorrentes do trabalho em património, desenvolvendo áreas pouco abordadas no contexto do ensino superior em Portugal como a discussão das construções identitárias e das políticas públicas.
O curso inclui formação teórica e prática nos seus vários níveis numa constante convergência. Está intimamente ligado ao trabalho de unidades de investigação bem classificadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Permite, pois, o contacto com docentes, conferencistas convidados, investigadores e profissionais a trabalhar na NOVA FCSH, nacionais e estrangeiros. Tem acesso a toda uma rede de protocolos com instituições estatais, regiões autónomas, autarquias locais, empresas, centros de investigação, arquivos e bibliotecas, museus e sítios, garantindo uma estreita ligação entre a universidade, a investigação e o tecido profissional.
Objetivos
- Desenvolver saberes interdisciplinares e específicos para compreender o Património nos seus diferentes campos.
- Construir conhecimentos científicos e práticas de Cultura que permitam considerar as normativas e os saberes referidos para atuar criticamente no Património.
- Compreender a dimensão multifacetada do Património e as exigências de atualização nos diferentes saberes que lhe estão associados.
- Reconhecer, diagnosticar, saber das necessidades de inventariação e preservação para requalificar e valorizar Património.
- Entender os limites políticos, éticos e comportamentais que o Património encerra.
- Adquirir competências para planear, adequar e implementar ações de intervenção cultural em diferentes contextos e circunstâncias.
Estrutura curricular
Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos: 120 ECTS
Modalidades de componente não letiva: Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.
O aluno realiza 50 créditos no conjunto das unidades letivas oferecidas. O aluno realiza ainda 10 créditos em regime de opção livre (em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH/NOVA, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo). No 3.º semestre o aluno realiza obrigatoriamente um seminário de acompanhamento da componente não letiva (5 ECTS).
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.
Coordenação
Paula Ochôa
Departamento de História (DH)
Professor/a Auxiliar
Carla Alferes Pinto
Investigador/a
Corpo docente
- Leonor Medeiros
- Paula Ochôa
- Santiago Macias