Apresentação
O Mestrado de Novos Media e Práticas Web faz parte da oferta de 2.º Ciclo do Departamento de Ciências da Comunicação da NOVA FCSH. O Mestrado articula artes, ciência e tecnologia dos media, afirmando a sua natureza STE(A)M, e funcionando em articulação com a infraestrutura digital da NOVA FCSH, em particular, com o laboratório de inovação digital iNOVA Media Lab.
O Mestrado de Novos Media e Práticas Web está alinhado com as opções da estratégia INCoDe2030, em particular nas atuais exigências de transição e transformação digital na educação e no mundo profissional, bem como na dimensão de inovação digital da Estratégia Nacional de Especialização Inteligente e do Quadro Comunitário 2021-2027, em particular no reforço da transferência de conhecimento e de tecnologia entre academia e universidade.
O curso aposta num percurso de internacionalização, oferecendo diversos workshops por convidados internacionais e a possibilidade de realização de períodos de estudo e investigação em instituições parceiras. O mestrado investe também na concretização de parcerias com empresas do setor criativo e tecnológico, em particular estúdios e ateliers nos setores dos novos media, produção audiovisual, design de videojogos, entre outros.
São permanentemente estabelecidas iniciativas conjuntas com o Doutoramento em Media Digitais, uma parceria entre a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Porto, garantindo aos estudantes do Mestrado uma participação ativa em eventos, projetos e redes.
Objetivos
O Mestrado de Novos Media e Práticas Web tem como objetivo criar uma ponte entre as metodologias artísticas, científicas e tecnológicas, e gerar possibilidades para os media contemporâneos e futuros. O Mestrado permite aos estudantes adquirir e traduzir o conhecimento científico e tecnológico em soluções reais para as sociedades contemporâneas, articulando instituições de investigação e desenvolvimento (R&D), comunidades e indústrias criativas e culturais.
São objetivos específicos do Mestrado em Novos Media e Práticas Web:
- Formar uma nova geração de criadores de media digitais, aptos a dominar áreas
sociotécnicas emergentes, partindo de uma base humanista; - Renovar a formação de profissionais na área da comunicação digital, multimédia e audiovisual;
- Estabelecer um ecossistema de cooperação mútua e transferência de conhecimento e de tecnologia entre a universidade e as entidades das indústrias digitais.
Vagas
Taxa de Empregabilidade
* Dados recolhidos pela Dir. Geral de Estatísticas de Educação e Ciência junto do IEFP, consultados em maio de 2021.
Secretariado
ciencias.comunicacao@fcsh.unl.ptUnidades de Investigação Associadas
Estrutura curricular
Duração: 3 semestres Créditos: 93 ECTS (60 em unidades curriculares + 33 na componente não letiva)
Modalidades de componente não letiva: Dissertação, Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.
Número de créditos em regime de opção livre: 20 créditos (o aluno pode realizar 20 créditos em regime de opção livre em unidades curriculares de nível pós-graduado da NOVA FCSH ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo).
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.
