DOUTORAMENTO EM MEDIA DIGITAIS
Apresentação
O programa de Doutoramento em Média Digitais constitui uma associação entre a Universidade do Porto e a Universidade NOVA de Lisboa, através da NOVA FCSH e da FCT NOVA, em colaboração com a Universidade de Texas em Austin, fornece uma formação especializada na área dos Media Digitais.
O aparecimento de novas aplicações na área dos media digitais tais como os videojogos, os conteúdos interativos sobre a web, a TV interativa, o video on demand, o aparecimento de software educativo de elevado impacto nas camadas mais jovens e, ainda mais recentemente, a divulgação de conteúdos informativos, de marketing e de lazer em dispositivos móveis, demonstram a importância do estudo e investigação sobre este tipo de conteúdos e o estudo da sua relação com a tecnologia, as diferentes áreas da ciência e a sociedade em geral. Torna-se ainda clara a necessidade de as universidades formarem profissionais nesta área, com as competências correspondentes aos diversos níveis de formação e, neste caso, ao nível do terceiro ciclo.
Objetivos
O Programa de Doutoramento tem como objetivo formar investigadores, docentes universitários, e líderes em processos de inovação nas áreas fundamentais e aplicadas dos Media Digitais, garantindo que os doutores estão preparados para o exercício de uma profissão, que se consubstancia, genericamente, na capacidade de:
- criar, produzir e distribuir media digitais, tendo em consideração o público-alvo e a globalidade da cadeia de valor associada ao campo;
- gerir equipas de criativos e produtores;
- exercer uma atividade profissional especializada, em organizações de criação, de produção e de tratamento de conteúdos visando a sua distribuição para efeitos variados, desde os mass media, à educação, ao lazer, passando pelo marketing, pelos videojogos, e pelo corporate broadcasting.
Áreas De especialização
- Criação de Audiovisual e de Conteúdos Interativos
- Tecnologias
- Jornalismo
- Indústria, Públicos e Mercados
Estrutura curricular
Duração: 8 semestres. Créditos totais: 240 créditos (60 em unidades curriculares + 180 (150+30)) na componente não letiva).
Modalidades de componente não letiva: Tese.
Número de créditos em regime de opção livre: 22.5 créditos. Os seminários de opção livre poderão ser escolhido de entre as unidades curriculares de formação pós-graduada oferecidas pela NOVA FCSH, FCT/NOVA ou da Universidade do Porto ou por outras instituições do Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante acordo ou protocolo.
O grau de doutor corresponde ao nível 8 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.
