MESTRADO EM ECOLOGIA HUMANA E PROBLEMAS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS

Compreendendo as novas exigências do mundo atual e a necessidade de implementar um desenvolvimento sustentável, o curso fomenta o conhecimento numa área interdisciplinar que promove o diálogo entre várias formações disciplinares e percursos profissionais. Proporciona o aprofundar do conhecimento e compreensão dos conceitos, fontes e meios de recolha e estruturação de informação e ferramentas de análise transdisciplinar da Ecologia Humana, designadamente nas dimensões territorial, ambiental, socioeconómica e sociodemográfica.

Esta formação científica permitirá a capacitação aos profissionais envolvidos em contextos de reflexão e de intervenção (nomeadamente no ensino, na saúde, no urbanismo, na acção social, entre outros), da escala local à nacional, para um mais sustentado apoio a tomadas de decisão.

Contribui igualmente para o desenvolvimento de uma nova consciência de cidadania, abrindo espaço para uma integração com vários ramos do saber científico e tecnológico necessários em sociedades em constante transformação sócio ecológica.

 

Objetivos específicos:

  • desenvolver capacidades individuais para integrar e aplicar conhecimentos adquiridos nesta área;
  • preparar os alunos para resolver problemas em contextos alargados e conjunturas complexas ou inovadoras;
  • potenciar a capacidade para emitir pareceres e juízos críticos, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais, no referido domínio de trabalho e investigação;
  • promover competências na área da investigação científica no âmbito da Ecologia Humana através da realização de projetos de investigação e da tese de mestrado.

 

CANDIDATURAS 2020/21

_____

Podem candidatar-se aos mestrados da NOVA FCSH os titulares de Licenciatura ou equivalente legal­. Os critérios de seleção são expostos no edital de cada ano letivo (disponível no topo desta página).

Estrutura curricular

Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 ECTS (60 em unidades curriculares + 60 na componente não letiva)

Modalidades de componente não letiva: Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.

O aluno realiza 50 créditos no conjunto das unidades letivas oferecidas. O aluno realiza ainda 10 créditos em regime de opção livre (em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH/NOVA, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo). No 3.º semestre o aluno realiza obrigatoriamente um seminário de acompanhamento da componente não letiva (5 ECTS).

O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Coordenação

Corpo docente

O Mestrado beneficia ainda das palestras e aulas dos professores visitantes do Doutoramento em Ecologia Humana da NOVA FCSH:

  • Luc Hens - VITO NV - Vision on technology - Mol – Bélgica;
  • Karl Brukmeir - National Research University - Higher School of Economics, Faculty of Sociology - Moscovo – Federação Russa;
  • Zbynek Ulcak - Department of Environmental Studies Coordinator - Masaryk Uviversity, Brno, República Checa;
  • Miguel Ángel de Pablo Hernandéz - Departamento de Estadística, Facultad de Ciencias Sociales, Universidade de Salamanca, Espanha.

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer