Consulta aqui a estrutura curricular e o plano de estudos em vigor a partir de 2023/2024

 

Apresentação

A sociedade contemporânea enfrenta um conjunto de problemas sociais complexos, como o das desigualdades sociais, os desafios do envelhecimento, o consumo massificado, as consequências das alterações do clima, nomeadamente no ecossistema, na economia e na saúde humana. Discutir soluções para problemas sociais complexos exige que se altere a forma de pensar e agir, implicando novos saberes pluridisciplinares e um ambiente colaborativo entre várias ciências.

No mestrado da NOVA FCSH, esses problemas são contextualizados e discutem-se, seguindo uma abordagem holística e interdisciplinar, soluções que possam contribuir para construir um futuro mais sustentável. Proporciona o aprofundar do conhecimento e compreensão dos conceitos, fontes e meios de recolha e estruturação de informação e ferramentas de análise transdisciplinar da Ecologia Humana, designadamente nas dimensões territorial, ambiental, socioeconómica e sociodemográfica.

Esta formação científica permitirá a capacitação dos profissionais envolvidos em contextos de reflexão e de intervenção (nomeadamente no ensino, na saúde, no urbanismo, na ação social, entre outros), da escala local à nacional, para um mais sustentado apoio a tomadas de decisão. Contribui igualmente para o desenvolvimento de uma nova consciência de cidadania, abrindo espaço para uma integração com vários ramos do saber científico e tecnológico necessários em sociedades em constante transformação sócio ecológica.

Para saber mais, clique na página criada pelos alunos http://ecologiahumanafcsh.weebly.com/

Objetivos

Objetivos específicos:

  • Promover ambientes colaborativos de modo a discutir problemas sociais complexos;
  • Fornecer conceitos e ferramentas de análise, diagnóstico e resolução de problemas versando a relação entre diversas escalas da sociedade e da ação humana e respetivos ecossistemas, seja em contexto de investigação fundamental ou aplicada, de desenvolvimento de projeto de intervenção, ou de inserção social;
  • Promover a capacidade de diagnóstico e análise de problemas, nas dimensões territoriais, ambientais, socioeconómicas e sociodemográficas, bem como a capacidade de comunicar resultados;
  • Promover a capacidade de gerar conhecimento, formular e avaliar programas e políticas, de modo a contribuir para a tomada de decisão.

Estrutura curricular

Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 ECTS (60 em unidades curriculares + 60 na componente não letiva)

Modalidades de componente não letiva: Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.

O aluno realiza 50 créditos no conjunto das unidades letivas oferecidas. O aluno realiza ainda 10 créditos em regime de opção livre (em unidades curriculares de nível pós-graduado da NOVA FCSH, da NOVA ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo). No 3.º semestre o aluno realiza obrigatoriamente um seminário de acompanhamento da componente não letiva (5 ECTS).

O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Coordenação

Corpo docente

O Mestrado beneficia ainda das palestras e aulas dos professores visitantes do Doutoramento em Ecologia Humana da NOVA FCSH:

  • Luc Hens - VITO NV - Vision on technology - Mol – Bélgica;
  • Karl Brukmeir - National Research University - Higher School of Economics, Faculty of Sociology - Moscovo – Federação Russa;
  • Zbynek Ulcak - Department of Environmental Studies Coordinator - Masaryk Uviversity, Brno, República Checa;
  • Miguel Ángel de Pablo Hernandéz - Departamento de Estadística, Facultad de Ciencias Sociales, Universidade de Salamanca, Espanha.