Ana Paula Gil
anapgil@fcsh.unl.pt

Unidade de investigação: Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)

Áreas de investigação: Família e Relações Intergeracionais, Envelhecimento, Saúde Pública, Violência contra as pessoas idosas

Formação
AnoGrauÁreaInstituição
  • 2010, Ana Paula Martins Gil, “Heróis do quotidiano: dinâmicas familiares na dependência”, no âmbito do protocolo entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação para a Ciência e Tecnologia
  • 2011, Fernandes, A; Gil, P. Gomes, I., “Fora de cena. Invisibilidades sociais na última etapa da trajectória de vida” in Dornelas, A. ; Oliveira, L; Veloso, L.; Guerreiro, M. D. (ORG). Portugal invisível, Lisboa, Mundos Sociais.
  • Ana Gil (Colaboração) (2006), “Os Sem-tecto – realidades (in) visíveis in Estudo dos Sem-abrigo, Instituto da Segurança Social, I.P., (Projecto financiado pelo Programa Operacional / Assistência técnica (POAT) in http://www.seg-social.pt/left.asp?05.18.07.03
  • Ana Gil (colaboração), (2005), “Situação Social dos doentes de Alzheimer – um estudo exploratório”, Instituto da Segurança Social, Fundação Montepio Geral, http://www.alzheimerportugal.org).
  • 2008, Ana Paula Martins Gil, “Envelhecimento Activo: complementaridades e Contradições”, Fórum Sociológico nº 17, Cesnova, p. 25-36.
TítuloFonte de financiamentoInícioEstado
Concluído
CargoInícioFim
De Setembro de 2018 como professora auxiliar convidada no departamento de sociologia - Faculdade de CIências Sociais e Humanas
De 2016 a 2018 como investigadora no CICS.NOVA no âmbito do projeto de Pos-doutoramento (SFRH/BPD/107722/2015) "Envelhecer em instituição: uma perspectiva interacionista sobre a prestação de cuidados"
De 2009 a 2016 como investigadora auxiliar no Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde – Dr. Ricardo Jorge, no âmbito do programa Ciência 2008 da FCT. Coordena o projecto de investigação “Envelhecimento e Violência” (PTDC/CS-SOC/110311/2009), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2014).
Como investigadora faz parte de uma equipa multidisciplinar do 1º Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF1), no âmbito de uma iniciativa europeia, promovida pelo Instituto Finlandês de saúde e Bem-estar (THL), que decorre entre 2009/2011.
Bolseira POSDOC, integrada no Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras do Porto e no CESNOVA - Universidade Nova de Lisboa. Projecto de investigação “Violência aos idosos: a invisibilidade de um problema” (Abril a Julho de 2009).
De 2002 a 2009 como Assessora no Instituto da Segurança social, I.P – Núcleo de Estudos e Conhecimento (NEC) do Gabinete de Planeamento. Produção de estudos, avaliações e relatórios de medidas de política social nas áreas do Envelhecimento e Dependência, Exclusão Social, compreendendo a elaboração de instrumentos (de carácter quantitativo e qualitativo), recolha de informação, organização e interpretação dos dados.

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer