Mestrado em Artes Cénicas

O Mestrado em Artes Cénicas (MAC) tem vindo a desenvolver um novo tipo de reflexão sobre as artes cénicas, não tratadas enquanto literatura. Estaremos focados no ato performativo que cria uma poética própria da cena, inconfundível. Não queremos formar atores ou bailarinos ou cantores: queremos formar artistas.

 

OBJETIVOS

_____

  • Assegurar a investigação e a formação académica num domínio interdisciplinar de grande atualidade e relevância, todavia ainda novo nas universidades portuguesas.
  • Responder à solicitação de profissionais das artes cénicas, bem como aos profissionais da área da comunicação que, no desempenho da sua atividade profissional, se relacionam estritamente com os temas e problemas de alguma ou do conjunto das artes cénicas.

 

CANDIDATURAS 2020/21

_____

Podem candidatar-se aos mestrados da NOVA FCSH os titulares de Licenciatura ou equivalente legal­. Os critérios de seleção são expostos no edital de cada ano letivo (disponível no topo desta página).

3.ª fase de candidaturas sem vagas disponíveis.

Estrutura curricular

Duração: 3 semestres Créditos: 93 ECTS

É composto por seis seminários, um deles opção livre, podendo ser escolhido a partir do elenco da oferta de 2.º ciclo da NOVA FCSH.

O curso é teórico à exceção dos seminários Práticas Cénicas (totalmente prático, geralmente lecionado por um professor de renome internacional) e o de Espaços Performativos (teórico-prático) que possuem uma forte componente prática.

Os estudantes podem optar como trabalho final por uma dissertação teórica, um estágio (ver índice - Protocolos) ou um trabalho de projeto (têm sido feitas encenações, coreografias, performances, escrita de peças). Quer o estágio quer o projeto são acompanhados por um relatório escrito.

Coordenação

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer