Apresentação
O Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário assume um compromisso com a inovação, a especialização, o trabalho colaborativo interdisciplinar e a relação com o mercado de trabalho. Cruzam-se diversos saberes e perspetivas da área científica e disciplinar da História e das Ciências da Educação.
Há a preocupação de proporcionar uma formação que alia a mobilização de saberes académicos diversificados, o desenvolvimento de competências reflexivas e autorreguladas com a investigação nas áreas da educação, a experimentação, a aplicabilidade prática em diferentes contextos educativos.
É relevante a iniciação à profissão docente e, por isso, são estabelecidos protocolos com Escolas Básicas e Secundárias onde os alunos em estágio são recebidos, durante um ano letivo, para realizar a Prática de Ensino Supervisionada como componente não letiva do Mestrado em Ensino. O acompanhamento dessa prática profissional é feito com a colaboração de orientadores cooperantes com muita experiência, licenciados na área específica e com várias formações complementares.
CONDIÇÕES DE ACESSO
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- 120 créditos em História, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio atualizado com o Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro.
- Outras condições de acesso associadas aos mestrados em ensino podem ser consultadas na respetiva página.
Distribuição dos ECTS por sub-áreas na NOVA FCSH
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- 30 ECTS em História de Portugal
- 90 ECTS em História Geral
Objetivos
- Compreender a importância da educação para o progresso pessoal e social.
- Refletir sobre os desafios que se colocam à sociedade em geral e às escolas portuguesas em particular.
- Conhecer as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução.
- Aplicar adequadamente os conhecimentos históricos.
- Planificar atividades colaborativas e autorreguladas, adequadas aos documentos curriculares, às especificidades dos estudantes e meios escolares.
- Construir recursos e instrumentos de avaliação que contribuam para desenvolver competências diversificadas.
- Avaliar a adequação e aplicação das metodologias de trabalho e dos recursos.
- Compreender as mudanças no desenvolvimento psicológico, com especial relevo para as que ocorrem na adolescência.
- Adquirir competências básicas no diagnóstico e resolução de situações problemáticas na sala de aula.
- Refletir sobre a ética da profissão docente.
Estrutura curricular
Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 ECTS (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Coordenação
Corpo docente
Corpo docente das cadeiras opcionais
- Alexandra Maria Pinheiro Pelúcia
- Amélia Andrade
- Bernardo Vasconcelos e Sousa
- Daniel Ribeiro Alves
- Fabrizio Macagno
- Francisco Caramelo
- Isabel Almeida
- Joana da Cunha Leal
- Jorge Miguel Pedreira
- José Manuel Viegas Neves
- Marco Neves
- Maria Fernanda Rollo
- Maria Helena Trindade Lopes
- Maria João Violante Branco
- Paula Ribeiro Lobo
- Pedro Aires Oliveira
- Pedro Cardim
- Sílvia Almeida
- Susana Baptista
Protocolos de estágio
O Mestrado em Ensino de História conta com diversas parcerias com escolas básicas e secundárias, nas quais os estudantes podem ter a sua experiência profissional. Atualmente essas escolas são as seguintes:
- Escola Básica e Secundária da Costa Primo (Agrupamento de Escolas Amadora – Oeste);
- Escola Secundária de Santa Maria (Agrupamento de Escolas Monte da Lua, Sintra);
- Escola Secundária D. Dinis, Lisboa;
- Escola Secundária Cacilhas-Tejo, Cacilhas;
- Agrupamento de Escolas do Bom Sucesso, Alverca;
- Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Massamá;
- Agrupamento de Escolas de São Bruno, Caxias;
- Colégios Salesianos de Lisboa – Colégio Oficinas de São José.