Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

O Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário confere habilitação profissional para a docência de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Conjugando a preparação linguística, literária e cultural, os conhecimentos didático-pedagógicos e a prática letiva, este Mestrado aposta na formação de docentes dotados de sólidas competências científicas; de um espírito crítico, extensivo a todas as áreas da sua intervenção; de uma atitude reflexiva e investigativa, tanto sobre as questões que relevam no ensino do Português, como naquelas que respondem a solicitações de gestão e inovação pedagógica e profissional.

Assim, no modo como leva a cabo uma qualificação de alto nível dos futuros professores, o Mestrado em Ensino de Português encontra-se alinhado com a missão da NOVA FCSH, nomeadamente no que se refere à promoção da excelência no ensino e na investigação nas respetivas áreas de especialização, ao compromisso claro com a inovação e a interdisciplinaridade e ao apoio à criação e divulgação da cultura humanista.

 

OBJETIVOS EDUCATIVOS

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  • Aquisição de conceitos e terminologia centrais no ensino-aprendizagem do português (LM e LE/LS).
  • Análise de programas e outros documentos oficiais para o ensino- aprendizagem do português (LM e LE/LS).
  • Reflexão crítica sobre as problemáticas relativas ao ensino/aprendizagem do português em contexto escolar e em contextos multilingues.
  • Compreensão das particularidades do desenvolvimento linguístico em contextos / indivíduos multilingues.
  • Elaboração de propostas de trabalho em função de diferentes perfis de alunos e de diferentes papéis do professor.
  • Familiarização com metodologias adequadas ao ensino língua nas suas múltiplas vertentes (oralidade, leitura, escrita e gramática; literatura e cultura).
  • Explicitação de princípios, modalidades e objetivos da avaliação.
  • Desenvolvimento da planificação e da implementação de práticas pedagógico-didáticas inovadoras.
  • Relação entre as componentes formativa, reflexiva, investigativa e a atividade docente.

 

cONDIÇÕES DE ACESSO

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  • 120 créditos em Português, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio atualizado com o Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro.
  • Outras condições de acesso associadas aos mestrados em ensino podem ser consultadas na respetiva página.

 

DISTRIBUIÇÃO DOS ECTS POR SUB-ÁREAS NA NOVA FCSH

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  • Linguística portuguesa: mínimo de 30 créditos
  • Literatura portuguesa: mínimo de 30 créditos
  • Cultura portuguesa: mínimo de 30 créditos

 

candidaturas 2020/21

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Consulte o edital de candidatura disponível no topo desta página.

Estrutura curricular

Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 ECTS (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).

Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).

O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações

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