Antropologia, Arqueologia, Ciências da Comunicação e Sociologia: alterações nos planos de estudo

Com vista à atualização das licenciaturas da NOVA FCSH, o reforço da formação em algumas áreas científicas e com o objetivo de oferecer uma formação de excelência aos estudantes, acompanhando as tendências do mercado de trabalho, as licenciaturas em Antropologia, Arqueologia, Ciências da Comunicação e Sociologia terão um novo plano de estudos.

Antropologia

A licenciatura em Antropologia sofreu alterações ao nível das unidades curriculares, reforçando a formação na área da Antropologia Biológica. Assim, algumas disciplinas adquiriram novas designações, bem como uma nova estrutura curricular. A par desta alteração, foram criadas novas disciplinas opcionais que permitem uma formação mais abrangente, diversa e multidisciplinar.

O novo plano de estudos aplicar-se-á aos estudantes já matriculados em anos letivos anteriores.

Arqueologia

A principal alteração a entrar em vigor no próximo ano letivo na licenciatura em Arqueologia prende-se com o desdobramento da unidade curricular do Estágio de Arqueologia em 3 unidades curriculares distintas. Desta forma, os estudantes passarão a realizar 3 estágios: 2 em trabalho de campo e 1 em trabalho de laboratório. Esta mudança visa reforçar a componente técnico-prática da licenciatura.

Ciências da Comunicação

A licenciatura em Ciências da Comunicação vai ter um novo plano de estudos, com cinco áreas opcionais: Cinema e Televisão; Comunicação, Cultura e Artes; Comunicação Estratégica; Criação em Novos Media (nova área opcional); e Jornalismo.

A atualização do plano de estudos da licenciatura em Ciências da Comunicação visa acompanhar a evolução do mundo tecnológico na área da comunicação, atribuindo um novo foco à área do digital e reforçando a componente técnica e prática da produção de conteúdos para plataformas multimédia.

A licenciatura passa a ter 12 unidades curriculares de tronco comum e 8 unidades curriculares para cada uma das áreas opcionais. Destas unidades, duas são obrigatórias. Das restantes oito, os estudantes poderão escolher seis. A estrutura curricular e o plano de estudos pode ser consultado aqui.

Estas alterações afetarão apenas estudantes matriculados no ano letivo 2022/2023.

Sociologia

A licenciatura em Sociologia sofreu um reajuste nas disciplinas de opção condicionada em todas as suas áreas científicas.

O percurso recomendado atualizado pode ser consultado aqui.

Qualquer questão pode ser enviada para os e-mails novoaluno@fcsh.unl.pt | naec@fcsh.unl.pt.