APRESENTAÇÃO

A Antropologia é uma ciência comparativa, que estuda o homem nas suas múltiplas dimensões sociais, culturais e biológicas, procurando o que é comum e diverso nos grupos humanos. Neste âmbito, é aberta à diversidade, à riqueza e aos fluxos do mundo contemporâneo e global, e está atenta às heranças do passado, às transformações da tradição e à força das identidades étnicas, nacionais e outras.

É uma ciência de debate, reflexão e transformação contínua dos olhares sobre o mundo. Tendo sido uma disciplina focalizada, no seu período clássico, no estudo de sociedades sem escrita, hoje a Antropologia aborda todo os contextos, incluindo as sociedades ocidentais.

O antropólogo é um intérprete que participa no diálogo entre grupos, e que também testemunha e analisa os conflitos, sob a forma de xenofobia, racismo, intolerância religiosa, etc.. A maneira como o homem se relaciona com o meio ambiente e as preocupações ecológicas da atualidade levam a repensar categorias dadas por adquiridas.

Uma das heranças da Antropologia clássica é o gosto de conviver com as pessoas, em projetos etnográficos que representam formas de colaboração. O antropólogo não se limita a observar o que as pessoas fazem: o antropólogo faz com as pessoas, ao lado delas.

 

 

OBJETIVOS

______

 

Estimular a compreensão da diversidade humana e das interligações entre aspetos da vida social, cultural e biológica;

  • Desenvolver a capacidade de reconhecer e refletir criticamente sobre problemas do mundo contemporâneo e respetiva aplicação a situações práticas;
  • Desenvolver a preparação teórica em antropologia nas suas múltiplas dimensões: cultural, biológica, religiosa, política, económica, visual, etc.;
  • Sensibilizar para a importância do método etnográfico na compreensão dos grupos humanos.

 

O Departamento de Antropologia da NOVA FCSH tem em curso protocolos com outras instituições nacionais e internacionais, colaborando em programas de mobilidade internacional que facultam o intercâmbio de docentes e discentes, dando-lhes a possibilidade de frequentar universidades internacionais, ao abrigo do Programa Erasmus-Sócrates e Fellow Mundus.

Através de parcerias com diversas instituições, governamentais e não governamentais, nas mais diversas áreas da sociedade envolvente, os estudantes poderão realizar 6 ECTS como “opção livre”, nas modalidades “Estágio Curricular” e “Voluntariado Curricular”.

 

 

Informação útil
Nota do Último Colocado
13,2
Nota do último candidato colocado no ano letivo 2020/2021

Provas de Ingresso

É necessária UMA das seguintes provas:

  • Biologia e Geologia
  • História
  • Português

Vagas

45

Taxa de Empregabilidade

95,6%

* Dados recolhidos pela Dir. Geral de Estatísticas de Educação e Ciência junto do IEFP.

Saídas Profissionais

  • Museus e Gestão do Património
  • Autarquias e Gestão Local e Regional
  • Organizações de Animação Sociocultural
  • Agências de Desenvolvimento e Cooperação
  • Apoio à Gestão de Recursos Humanos
  • Instituições de Ensino e Investigação

Regimes de acesso Ao curso

Em cada curso existem vários regimes de acesso possíveis. Estas são as variantes disponíveis para este Curso (para saber mais detalhes sobre elas clique nas opções).

Estrutura curricular

Duração: 3 anos/6 semestres.


O aluno tem que realizar 180 créditos: 120 créditos realizados no programa de unidades curriculares obrigatórias, 30 créditos do quadro de opções condicionadas e 30 créditos realizados em opções livres ou num minor de uma outra área científica.

Semestralmente, o aluno não se deve inscrever em mais de 30 créditos, respeitando as precedências quando estas tiverem sido definidas. No início de cada semestre, o aluno será aconselhado sobre as unidades curriculares a realizar, mais adequadas ao seu percurso académico. Os alunos de licenciatura podem ainda beneficiar dos distintos programas de mobilidade em que a NOVA FCSH participa como Erasmus+, Almeida Garrett, entre outros, e participar em trabalhos de investigação no âmbito das unidades de investigação que integram a Faculdade.

 

Coordenação

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer