APRESENTAÇÃO (DIURNO E PÓS-LABORAL)

Na Licenciatura em Sociologia queremos ajudar a formar cidadãos conscientes e intervenientes, profissionais qualificados e investigadores criativos. Por isso, ensinamos a conhecer, a aplicar e a investigar em Sociologia, atendendo às dimensões demográfica, ecológica e geográfica, histórica, política e cultural do social; bem como a diversas vias de aplicação científica e profissional – incluindo estágios opcionais.

Os nossos estudantes pertencem à maior escola de Ciências Sociais e Humanas do País. Por isso, abrimos as portas à diversificação das formações.

Segundo os seus interesses, os estudantes de Sociologia podem realizar parte dos seus estudos noutros cursos da Faculdade, noutros cursos da NOVA, ou em mobilidade internacional nos nossos parceiros Erasmus.

Além do público jovem, que procura preparar-se para a vida ativa e o prosseguimento de estudos, queremos também responder às aspirações de trabalhadores que pretendem desenvolver conhecimentos, competências e habilitações. Por isso, criámos ofertas em horário pós-laboral e creditamos criteriosamente as competências adquiridas ao longo da vida, segundo a sua adequação aos objetivos da licenciatura.

Os licenciados em Sociologia aprendem abordagens sociológicas a diferentes áreas de aplicação científica e profissional, partindo dos fundamentos teóricos e metodológicos da disciplina para a sua aplicação à problematização e investigação de fenómenos e problemas sociais.

Adquirem assim as competências necessárias para uma profissionalização qualificada e para o prosseguimento de estudos.

 

Informação útil
Nota do Último Colocado
15,2 - 13,2
Nota do último candidato colocado no ano letivo 2020/2021 (diurno - pós-laboral)

Provas de Ingresso

É necessária UMA das seguintes provas:

  • Filosofia
  • Geografia
  • História
  • Português

Vagas

60 - 22

Taxa de Empregabilidade

96,6%

* Dados recolhidos pela Dir. Geral de Estatísticas de Educação e Ciência junto do IEFP.

Saídas Profissionais

  • Administração central e local: assessoria técnica, planeamento, gestão e a avaliação de políticas públicas
  • Organizações de animação sociocultural
  • Organizações de solidariedade social
  • Gabinetes de apoio e reinserção social
  • Consultoria e recursos humanos
  • Sondagens e estudos de mercado

Regimes de acesso Ao curso

Em cada curso existem vários regimes de acesso possíveis. Estas são as variantes disponíveis para este Curso (para saber mais detalhes sobre elas clique nas opções).

Estrutura curricular

Duração: 3 anos/6 semestres.

O aluno tem que realizar 180 créditos: 66 créditos realizados no programa de disciplinas obrigatórias, 84 créditos do quadro de opções condicionadas e 30 créditos realizados em opções livres ou num minor de uma outra área científica. Semestralmente, o aluno não se deve inscrever em mais de 30 créditos, respeitando as precedências quando estas tiverem sido definidas. No início de cada semestre, o aluno será aconselhado sobre as unidades curriculares a realizar, mais adequadas ao seu percurso académico.

Os alunos de licenciatura podem ainda beneficiar dos distintos programas de mobilidade em que a FCSH/NOVA participa como Erasmus+, Almeida Garrett, entre outros, e participar em trabalhos de investigação no âmbito das unidades de investigação que integram a Faculdade.

Coordenação

Corpo docente

Professores Auxiliares Convidados

Assistentes Convidados

Colaboradores

  • Joana Malta Guedes

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer