DIURNO E PÓS-LABORAL
Apresentação
Na Licenciatura em Sociologia queremos formar profissionais qualificados, investigadores criativos e cidadãos conscientes e intervenientes. Por isso, ensinamos a conhecer, a aplicar e a investigar em Sociologia, considerando as dimensões demográfica, ecológica e geográfica, histórica, política e cultural que constituem a realidade social. Privilegiamos também diversas vias de aplicação científica e profissional, começando, já no curso, pelo fomento de estágios opcionais, que proporcionam um contacto com o mercado de trabalho e com atividades de voluntariado.
Os/as nosso/as estudantes pertencem à maior escola de Ciências Sociais e Humanas do País. Por conseguinte, têm a possibilidade de diversificar muito a sua formação, de acordo com os seu próprios interesses e apostas profissionais, nomeadamente realizando parte dos seus estudos noutros cursos da Faculdade, e até completando minors. Podem, também, optar pela mobilidade internacional para a qual dispõem de um vasto leque de parceiros Erasmus em algumas das mais prestigiadas universidades europeias.
Além do público jovem, que procura preparar-se para a entrada no mercado de trabalho ou para o prosseguimento de estudos, queremos também responder às aspirações de trabalhadores que procuram desenvolver e aprofundar os seus conhecimentos, competências e habilitações. Por esta razão, possuímos também um curso pós-laboral, além de creditarmos criteriosamente as competências adquiridas ao longo da vida, se as mesmas forem adequadas aos objetivos da licenciatura.
Seja no curso diurno, seja no pós-laboral, os estudantes de Sociologia adquirem um conjunto de fundamentos teóricos, metodológicos e práticos que os habilitam a desenvolver atividades profissionais altamente qualificadas ou a transitar para cursos de formação avançada, em mestrado e doutoramento.
Provas de Ingresso
É necessária UMA das seguintes provas:
- Filosofia
- Geografia
- História
- Português
Vagas
Secretariado
sociologia@fcsh.unl.ptSaídas Profissionais
Os estudantes da Licenciatura puderam já beneficiar de estágios em múltiplas entidades estatais, empresas privadas e públicas e privadas, ONG e IPSS. Consulte aqui uma lista com alguns exemplos destas entidades.
- Administração pública e políticas sociais
- Políticas de ensino; segurança social; políticas sociais; políticas de luta contra a pobreza e a exclusão social; reinserção social; habitação social; política de intervenção multicultural; administração escolar; administração hospitalar e outras instituições de saúde.
- Terceiro Setor
- Associações, Cooperativas, Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS), Organizações não governamentais (ONG).
- Cultura e comunicação
- Animação cultural; património cultural e ambiental; políticas
culturais; gestão da cultura e do conhecimento; marketing e
publicidade; comunicação empresarial; comunicação social;
atividades editoriais.
- Animação cultural; património cultural e ambiental; políticas
- Empresas, Organizações, Consultoria
- Gestão de recursos humanos; formação profissional; gestão dequalidade; planeamento estratégico; sondagens; marketing ecomunicação interna e externa, empresas de estudos de Mercado.
- Autarquias e desenvolvimento regional
- Planeamento regional e local; planeamento e intervenção urbanística; reabilitação urbana e ambiental; proteção civil; ação social; promoção e educação para a saúde; planeamento, programação e intervenção cultural e artística.
- Ensino e Investigação
- Ensino e formação; investigação científica; empresas de estudos e projetos; gabinetes de estudos e planeamento; sondagens e estudos de mercado; produção de estatísticas e análise de dados; consultoria; investigação-ação.
Taxa de Empregabilidade
* Dados recolhidos pela Dir. Geral de Estatísticas de Educação e Ciência junto do IEFP, consultados em outubro de 2022.
Regimes de acesso Ao curso
Estrutura curricular
Duração: 3 anos/6 semestres. Créditos: 180 ECTS
O aluno tem que realizar 180 créditos: 66 créditos realizados no programa de disciplinas obrigatórias, 84 créditos do quadro de opções condicionadas e 30 créditos realizados em opções livres ou num minor de uma outra licenciatura.
Semestralmente, o aluno não se deve inscrever em mais de 30 créditos, respeitando as precedências quando estas tiverem sido definidas. No início de cada semestre, o aluno será aconselhado sobre as unidades curriculares a realizar, mais adequadas ao seu percurso académico.
Os alunos de licenciatura podem ainda beneficiar dos distintos programas de mobilidade em que a NOVA FCSH participa como Erasmus+, Almeida Garrett, entre outros, e participar em trabalhos de investigação no âmbito das unidades de investigação que integram a Faculdade.
Percurso Recomendado de Sociologia
- Métodos e Técnicas de Investigação: Amostragem e Inquérito
- Métodos e Técnicas de Investigação Compreensiva
- Sociologia Geral: Fundamentos
- Sociologia Geral: Teoria
- Teoria e Metodologia das Ciências Sociais
- 5 disciplinas opcionais
- Análise de Dados Multivariada
- Análise de Dados Univariada e Bivariada
- Classes e Estruturas Sociais
- Estratificação e Mobilidade Social
- Problemas de Investigação Sociológica
- Temas Sociológicos Contemporâneos
- 4 disciplinas opcionais
- 10 disciplinas opcionais
Coordenação
João Pedro Nunes
Departamento de Sociologia (DS)
Professor/a Auxiliar
Corpo docente
- Ana Lúcia Teixeira
- Ana Paula Gil
- Catarina Reis Oliveira
- Dalila Cerejo
- David Justino
- Helena Serra
- Inês Pereira
- Iva Miranda Pires
- Luís António Vicente Baptista
- Joana Malta Guedes
- João Pedro Nunes
- João Sedas Nunes
- José Alberto Simões
- José Herculano Paulo
- Madalena Sandmann Corte-Real
- Manuel Lisboa
- Maria do Rosário Jorge
- Maria João Valente Rosa
- Miguel Chaves
- Nuno Dias
- Patrícia Pereira
- Rahul Kumar
- Rui Santos
- Sílvia Almeida
- Susana Batista
- Susana Carvalho da Silva