
Museus em Edifícios Históricos (2023-2024)
Como resultado do contexto histórico de final do século XIX e início do século XX, um número significativo de museus portugueses, quer de carácter nacional, quer regional, estão instalados em edifícios históricos, a maior dos quais é património classificado, sobretudo antigos palácios e conventos. Esta particularidade coloca questões específicas, já que obriga à gestão simultânea de dois tipos de patrimónios: o arquitetónico e edificado, e o museológico propriamente dito. Este curso aborda as especificidades dessa duplicidade, mostrando, através da análise de alguns casos de estudo, como algumas dificuldades que lhe estão inerentes podem também ser potencializadas turística e museograficamente.
Visitas previstas: Museu Nacional de Arte Antiga
Unidades de Investigação envolvidas: Instituto de História da Arte (IHA)
Parcerias: DGPC e Rede Nacional de Museus
Programa
____
Bibliografia
____
- ALMEIDA, António Manuel Passos, “Contributos ao Estudo da Museologia Portuense no Século XIX. O Museu do Coleccionador João Allen e o Museu Municipal do Porto”, Revista da Faculdade de Letras Ciências e Técnicas do Património. Porto 2006-2007, I Série vol. V-VI, pp. 31-55.
- BAIÃO, Joana, Museus-Arte e Património em Portugal: José de Figueiredo (1871-1937). Lisboa, Editora Caleidoscópio – Edições e Artes Gráficas/DGPC, 2015.
- BAIÃO, Joana, «Museus de museus», uma reflexão. Proposta para uma definição. Dissertação de Mestrado em Museologia apresentada à NOVA FCSH, 2009.
- BRIGOLA, João Carlos, Colecções, gabinetes e museus em Portugal no século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2003.
- CARVALHO, José Alberto Seabra; CURVELO, Alexandra, “1834-1981: Breve história de uma colecção”, in Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: Edições Inapa, 1999, pp. 44-53.
- CAPITEL, Antón, Metamorfosis de monumentos y teorías de la restauración, Madrid, Alianza Editorial, 1988.
- CHOAY, Françoise, A alegoria do Património, Lisboa, Edições 70, 2000.
- COSTA, Madalena Cardoso da, “João Rodrigues da Silva Couto e a ‘inovação museológica’ em Portugal no século XX (1938-1964)”, Asensio, Lira, Asenjo & Castro (Eds.),
- SIAM. Series Iberoamericanas de Museología, 2012, Vol. 6, pp. 137-151.
- Dar Futuro ao Passado – Catálogo da Exposição, Lisboa, IPPAR / Galeria de pintura do Rei D. Luís, 1993.
- Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa. Publicação online coordenada por Raquel Henriques da Silva, Emília Ferreira e Joana d’Oliva Monteiro. DGPC e IHA/NOVA FCSH, Edição revista e ampliada: Maio 2022. Disponível em: https://
institutodehistoriadaarte.com/ research/seed-projects/ dicionario-quem-e-quem-na-museologia-portuguesa/ - FERREIRA, Emília, Antecedentes de um Museu – Lisboa em festa: A exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola, 1882, Lisboa, Editora Caleidoscópio – Edições e Artes Gráficas/DGPC, 2017.
- FREITAS, Duarte Manuel, Museu Machado de Castro: Memorial de um Complexo Arquitectónico Enquanto Espaço Museológico (1911-1965). Casal de Cambra: Caleidoscópio e Direção-Geral do Património Cultural, 2016. Grandes museus de Portugal. Lisboa, Jornal «Público» e Ed. Presença, 1992.
- LEANDRO, Sandra, Joaquim de Vasconcelos: Historiador, Crítico de Arte e Museólogo – uma ópera, Lisboa, INCM, 2015.
- PIMENTEL, Cristina, O sistema museológico português (1833-1931): em direcção a um novo modelo teórico para o seu estudo. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2005.
- RAMOS, Paulo Oliveira, “Breve história do museu em Portugal”, in Iniciação à museologia, coord. Maria Beatriz Rocha-Trindade. Lisboa: Universidade Aberta, 1993.
- SEMEDO, Alice; LOPES, J. Teixeira (Coord.), Museus. Discursos e representações. Porto: Edições Afrontamento, 2006.
- SILVA, Raquel Henriques da, “Museu nacional de arte contemporânea / museu do chiado – da fundação aos anos de 1960”, Asensio, Lira, Asenjo & Castro (Eds.), SIAM. Series Iberoamericanas de Museología, 2012, Vol. 6, pp. 77-88.
- SILVA, Raquel Henriques da, “Os museus: Histórias e prospectiva”. Século XX. Panorama da cultura portuguesa. Porto: Edições Afrontamento / Sociedade Porto 2001 / Fundação de Serralves, 2002 (coord. Fernando Pernes) 3º vol., pp. 65-108.
- SOARES, Luís Filipe da Silva, O Palácio Nacional da Ajuda e a sua afirmação como Museu (1910-1981), Lisboa, Tese de Doutoramento em História da Arte, especialização em Museologia e Património Artístico apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2016.
- TEIXEIRA, Madalena Brás, “Los comienzos de la investigación y de la actividad museológica en Portugal”, in RdM. Revista de Museología: Publicación científica al servicio de la comunidad museológica, Nº. 1 (Extra), 2000 (Exemplar dedicado a: Museos y museología en Portugal: una ruta ibérica para el futuro), pp. 1-46.
- XAVIER, Hugo – O Marquês de Sousa Holstein e a formação da Galeria Nacional de Pintura da Academia de Belas Artes de Lisboa. Casal de Cambra: Caleidoscópio e Direção-Geral do Património Cultural, 2018.
- XAVIER, Hugo – “O ‘Museu’ de Antiguidades da Ajuda: Numismática e Ourivesaria das Colecções Reais ao tempo de D. Luís”, REVISTA DE HISTÓRIA DA ARTE, Nº 8, 2011, pp. 71-87.
DOCENTES
____
Alexandra Curvelo é doutorada em História da Arte (NOVA FCSH, 2008), é professora Associada com Agregação da NOVA FCSH, Coordenadora do Mestrado em Museologia e Diretora do Instituto de História da Arte (IHA, NOVA FCSH). Comissariou várias exposições e trabalhou na área dos Museus e da Conservação entre 1996 e 2014, integrando as equipas do Museu Nacional de Arte Antiga, Instituto Português de Conservação e Restauro, Instituto dos Museus e da Conservação e Museu Nacional do Azulejo.
Maria João Pereira Coutinho é doutorada em História, especialidade em Arte, Património e Restauro pela Universidade de Lisboa. Tem publicado, como autora e coautora, no âmbito da História da Arte e das Artes Decorativas, em publicações nacionais e internacionais. Atualmente, é Investigadora Contratada do IHA, NOVA FCSH / IN2PAST, no âmbito da Norma Transitória – [DL 57/2016/CP1453/CT0046].
Susana Varela Flor é doutorada em História, especialidade Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 2010. Foi docente de História da Arte no ISLA, Investigadora-Coordenadora na Rede Temática JMSS (Museu Nacional do Azulejo) e é autora de vários livros e artigos da Época Moderna. No presente, é Investigadora Auxiliar do Instituto de História da Arte da FCSH/Laboratório Associado IN2PAST.