MESTRADO EM MUSEOLOGIA

O Mestrado em Museologia (MM) tem como objetivos fundamentais preparar futuros profissionais de museus (conservadores) em todas as áreas abrangidas pelas práticas museológicas: inventário, conservação, gestão, comunicação, investigação e exposição.

O curso tem um carácter teórico-prático e desenvolve-se em articulação permanente com um espectro alargado de museus, incluindo os museus nacionais mas também museus de tutela autárquica ou de coleções especializadas. Este facto garante ao MM um sólido funcionamento em inter e pluridisciplinaridade, nomeadamente com as áreas científicas da História, Arqueologia, Antropologias e Ciências da Comunicação.

Os alunos têm a oportunidade de contactar desde cedo com as principais problemáticas dos museus e podem integrar diversos projetos de investigação em curso, no Instituto de História da Arte (IHA), beneficiando de efetivas parcerias com todos os museus e palácios tutelados pela DGPC – Direção Geral do Património Cultural e com a Fundação Calouste Gulbenkian.

Muitos dos alunos do MM são hoje profissionais reconhecidos, trabalhando em museus, palácios e outros organismos ou microempresas envolvidas com as questões patrimoniais. É também expressivo o número de mestres em Museologia que são agora doutorandos, maioritariamente com bolsas de investigação da FCT e participando correntemente dos trabalhos do Grupo de Investigação Museum Studies do Instituto de História da Arte.

 

CANDIDATURAS 2020/21

_____

Podem candidatar-se aos mestrados da NOVA FCSH os titulares de Licenciatura ou equivalente legal­. Os critérios de seleção são expostos no edital de cada ano letivo (disponível no topo desta página). 

Estrutura curricular

Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 ECTS (60 em unidades curriculares + 60 na componente não letiva)

Modalidades de componente não letiva: Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.

O aluno realiza 50 créditos no conjunto das unidades letivas oferecidas. O aluno realiza ainda 10 créditos em regime de opção livre (em unidades curriculares de nível pós-graduado da NOVA FCSH da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo). No 3.º semestre o aluno realiza obrigatoriamente um seminário de acompanhamento da componente não letiva (5 ECTS).

O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Coordenação

Corpo docente

 

  • Joana Sousa Monteiro
  • João Martins Claro
  • Raquel Henriques da Silva
  • Susana Gomes da Silva

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer