Primeiro Laboratório Associado na área das Humanidades apresentado na NOVA FCSH

A construção de uma memória coletiva pluralista é um dos objetivos do projeto IN2PAST, o primeiro Laboratório Associado na área das Humanidades dedicado à investigação e inovação em património, artes, sustentabilidade e território. Apresentado no dia 2 de dezembro na NOVA FCSH, pretende centrar-se na preservação, estudo e promoção do património cultural, gerando relações de colaboração entre diversos atores e incentivando o estabelecimento de ligações entre o património cultural material e imaterial, incluindo o digital.

Nasce da ideia de que a preservação e a valorização do património cultural são questões fundamentais que requerem a implementação de estratégias integradas de produção e transferência de conhecimentos para o tornar socialmente útil e relevante, incluindo áreas científicas por vezes afastadas pela tradição académica. Deste modo, o IN2PAST estende a sua atuação desde a inovação laboratorial no domínio das ciências do património até à conceção de políticas públicas de memória coletiva, favorecendo a emergência de uma visão integrada com os seus parceiros e stakeholders.

Reunindo unidades de investigação provenientes de distintas áreas disciplinares (da química à história contemporânea, passando pela antropologia, a arqueologia, a arquitetura, a história da arte ou a música), o IN2PAST junta o Instituto de História da Arte (IHA), o Centro em Rede de Investigação Antropológica (CRIA), o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) e o Instituto de História Contemporânea (IHC), unidades de investigação da NOVA FCSH. Fora da NOVA contam-se também o Centro de História da Arte e Investigação Artística, o Laboratório HERCULES (ambos da Universidade de Évora), o Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT, da Universidade do Minho), o ISCTE-UIL e a Universidade de Coimbra.

Informações adicionais