NOVA FCSH assinala 25 de Abril com podcast sobre a liberdade

O passado de resistência à ditadura de cinco personalidades ligadas à génese da NOVA FCSH é o foco da série de podcast “Revolução e Universidade”, com que a Faculdade assinala os 50 anos do 25 de Abril. A iniciativa, coordenada por Pedro Aires de Oliveira (IHC) e Carla Baptista (ICNOVA), conta com a participação das jornalistas Cláudia Lobo (freelancer), Maria Flor Pedroso (Antena 1) e Sofia Branco (Lusa). Ao longo de cinco episódios são entrevistados antigos alunos de cinco personalidades ligadas à NOVA FCSH: os historiadores A. H. de Oliveira Marques, Vitorino Magalhães Godinho e José Medeiros Ferreira, o filósofo e cientista político Mário Sottomayor Cardia e o jornalista Mário Mesquita.

Segundo a organização, tratam-se de vultos que “deixaram uma marca decisiva na resistência à ditadura e na construção da democracia, assim como nos anos fundacionais da FCSH, unidade orgânica da Universidade NOVA de Lisboa, que iniciou a sua atividade no ano letivo de 1977-78”.

Os episódios vão ser disponibilizados online todas as sextas-feiras de março, a partir do dia 1, com uma periodicidade semanal.

Episódio 1

A. H. de Oliveira Marques

Nesta conversa com José João Alves Dias e Maria de Lurdes Rosa, a jornalista Cláudia Lobo revisita a figura de A. H. de Oliveira Marques (1933-2007), autor de uma inovadora História de Portugal que gozou de ampla circulação a nível nacional e internacional. Foi também diretor da Biblioteca Nacional após o 25 de Abril, presidente da Comissão Instaladora da NOVA FCSH e fundador do Departamento de História.

Episódio 2

Vitorino Magalhães Godinho

Em conversa com David Justino, a jornalista Cláudia Lobo evoca a personalidade do historiador Vitorino Magalhães Godinho (1918-2011). Interlocutor de alguns dos maiores nomes da historiografia francesa da segunda metade do século XX, Ministro da Educação do II e III Governos Provisórios, diretor da Biblioteca Nacional (1984), foi também coordenador do Departamento de Sociologia e professor catedrático da NOVA FCSH.

Episódio 3

Mário de Sottomayor Cardia

À conversa com Maria Flor Pedroso, Carlos Leone recorda o percurso cívico, político e universitário de Mário de Sottomayor Cardia (1941-2006). Professor de Filosofia da NOVA FCSH, destacado dirigente das lutas estudantis dos anos 1960, o antigo docente da Faculdade foi também redator da Seara Nova, militante do PCP, fundador do PS, deputado à Assembleia Constituinte e Ministro da Educação dos I e II Governos Constitucionais. Deu também o nome à biblioteca da Faculdade nas instalações da Av. de Berna.

Episódio 4

José Medeiros Ferreira

Em conversa com Maria Inácia Rezola e Pedro Aires Oliveira, Maria Flor Pedroso reconstitui o trajeto político e intelectual de José Medeiros Ferreira (1942-2014). Historiador, foi um dos líderes da crise académica de 1962-63, exilado político em Genebra, deputado à Assembleia Constituinte, e, como Ministro dos Negócios Estrangeiros do I Governo Constitucional, responsável pela preparação do pedido de adesão de Portugal à CEE (hoje União Europeia).

Episódio 5

Mário Mesquita

Nesta conversa com António José Teixeira, Sofia Branco evoca a figura de Mário Mesquita (1950-2022). Professor do Departamento de Ciências da Comunicação nos primeiros anos da Faculdade, distinguiu-se também como jornalista, deputado à Assembleia Constituinte e da República, diretor do Diário de Notícias (1978-1986), cronista regular da imprensa portuguesa e um dos mais influentes estudiosos dos media contemporâneos. Foi também um dos membros fundadores do PS.

O podcast “Revolução e Universidade” contou com a colaboração de Maria Flor Pedroso, Cláudia Lobo, Sofia Branco, António José Teixeira, Carlos Leone, David JustinoJoão Alves DiasMaria de Lurdes Rosa, Maria Inácia Rezola, Teresa Magalhães Godinho, Maria Emília Brederode dos Santos, Arquivo RTP, Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e Fundação Mário Soares e Maria Barroso.