NOVA FCSH: 12 meses em 12 fotos

No espaço de um ano, muitos momentos marcam a vida académica da NOVA FCSH. Sem alguma ordem em particular, estes são alguns dos mais emblemáticos.

1 – Dias Abertos – Licenciaturas, Mestrados e Pós-Graduações

A porta da NOVA FCSH está sempre aberta para novos alunos, em especial durante os Dias Abertos. Este ano, o das licenciaturas foi em maio, o dos mestrados e pós-graduações em junho. No total recebemos mais de sete centenas de estudantes.

2 – Repentinas

As Repentinas são breves momentos de arte e cultura inesperados que surgem de forma (quase) espontânea na NOVA FCSH, ao longo de todo o ano. A ideia é surpreender e animar culturalmente os espaços Berna-Campolide a partir das competências artísticas da própria comunidade.

3 – Lição de Jubilação

Este ano jubilaram Raquel Henriques da Silva, docente do Departamento de História da Arte, e Salwa Castelo-Branco, docente de Ciências Musicais. Despediram-se da NOVA FCSH com uma Última Lição, respetivamente com o tema “A velhice dos pintores” e “Institucionalização das Ciências Musicais em Portugal: o papel pioneiro do Departamento de Ciências Musicais da NOVA FCSH”.

4 – Projeto 48

Numa iniciativa do Festival “Abril em Lisboa” promovido pela EGEAC e enquadrado nas comemorações dos 48 anos do 25 de Abril, o Projeto 48 trouxe à NOVA FCSH palavras sobre a liberdade da autoria de 48 mulheres. Maria Teresa Horta, Lídia Jorge, Mafalda Veiga, Luísa Sobral e Capicua são algumas das autoras.

5 – iRead4Skills

Raquel Amaro (ao centro na foto) docente do Departamento de Linguística e investigadora do CLUNL, vai coordenar o projeto iRead4Skills, um dos três distinguidos pelo programa Horizonte Europa no tópico “Um futuro sustentável para a Europa”. Com um financiamento de 2,7 milhões de euros, trata-se do primeiro projeto colaborativo do Programa-Quadro em que a NOVA FCSH assume o papel de entidade coordenadora

6 – Campanha pela Ucrânia

Menos de um mês após a invasão da Ucrânia, a NOVA FCSH organizou duas campanhas de solidariedade em resposta a uma solicitação de um hospital pediátrico em Chernivtsi. Várias toneladas de bens foram enviadas a partir da Av. de Berna, com a colaboração de Larysa Shotropa, docente do ILNOVA.

7 – Academia das Ciências

Maria Lurdes Rosa, Maria José Roxo, João Mário Grilo e Pedro Tavares de Almeida, respetivamente professores catedráticos dos departamentos de História, Geografia e Planeamento Regional, Ciências da Comunicação e Estudos Políticos foram eleitos, em julho, sócios correspondentes da Academia das Ciências de Lisboa.

8 – Um dia a pedalar

A Semana Europeia da Mobilidade é um evento promovido pela Comissão Europeia e tem como objetivo chamar a atenção para a questão da mobilidade, especificamente no que refere à utilização do automóvel particular. Na NOVA FCSH, assinalámos a data ligando Campolide à Av. de Berna a pedalar.

9 – Futurália

É o maior evento nacional dedicado ao Ensino Superior e este ano aconteceu a meio da pandemia, no final de março. A NOVA FCSH esteve lá, contribuindo para os quase 55 mil visitantes do certame.

10 – Aniversário da NOVA FCSH

A NOVA FCSH celebrou o seu 44.º aniversário juntando a comunidade que constrói, dia a dia, a história da instituição. A ocasião propicia a entrega de prémios aos/às melhores estudantes das licenciaturas, mestrados e as medalhas aos funcionários/as que completam 25 e 40 anos de serviço.

11 – Receção aos novos alunos

Na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior matricularam-se na Faculdade estudantes provenientes dos 18 distritos e duas regiões autónomas. Num dia sem atividade letiva, a NOVA FCSH deu as boas-vindas a todos num dia especial com eventos na Av. de Berna e em Campolide.

12 – Coro de Natal das Ciências Musicais

Interrompido pela pandemia, o tradicional concerto de Natal dos alunos de Ciências Musicais foi este ano retomado pelo professor Alberto Pacheco. Como sempre, os temas natalícios estiveram em destaque.