"A velhice dos pintores" é o tema da Última Lição de Raquel Henriques da Silva

Raquel Henriques da Silva, professora catedrática do Departamento de História da Arte e que foi diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea e do Instituto Português de Museus, vai proferir a sua Última Lição. O evento, aberto ao público, tem lugar no dia 22 de março no Auditório B1 da Faculdade, a partir das 17h, e abordará o tema “A velhice dos pintores”.

Afirma a professora que “a fase final de trabalho de grandes pintores da cultura ocidental tem sido designada por ‘estilo tardio’ ou ‘estilo de velhice’”. Então, sem recorrer à palavra ‘estilo’, Raquel Henriques da Silva vai analisar “obras de alguns pintores realizadas nos últimos anos de vidas excecionalmente longas e produtivas. É o caso de Picasso e Goya, de Maria Helena Vieira da Silva, Júlio Pomar e Nikias Skapinakis”. Na Lição “não apresentarei nem características definidoras nem afirmações conclusivas, antes convocarei, a partir de pinturas precisas, a indagação reflexiva que é o cerne do trabalho de um historiador de arte”, conclui.

Além do seu trabalho como docente na Faculdade, a mesma onde se doutorou em História da Arte, em 1998, Raquel Henriques da Silva foi diretora do Instituto de História da Arte (2010-2016), onde tem coordenado diversos projetos de investigação em parceria com diversas instituições culturais. Em 2006 foi condecorada com a Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República, Jorge Sampaio.

O evento terá transmissão online.

Créditos da foto: jornal “O Mirante”