NOVA acolhe Conferência SPEAR: Universidades como agentes de mudança para a igualdade de género

“Universidades como agentes de mudança para a Igualdade de Género” é o tema da conferência final do projeto SPEAR – Supporting and Implementing Plans for Gender Equality in Academia and Research, que decorrerá na Reitoria da NOVA na tarde do dia 15 de fevereiro.

Igualdade de Género

O evento contará com a presença da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e da Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Sandra Ribeiro. A sessão de abertura será realizada pelo Reitor da NOVA, o Professor Doutor João Sàágua

O encontro será também marcado pela participação de representantes dos estudantes, dos trabalhadores e trabalhadoras da NOVA, do Grupo de Trabalho para a Igualdade de Género e da Vice-reitora da NOVA e coordenadora do projeto SPEAR, a Professora Doutora Isabel L. Nunes.

A conferência é aberta a toda a comunidade e a inscrição pode ser realizada aqui.

Serão abordados temas como o percurso das universidades portuguesas para a implementação da igualdade de género e o contributo da inclusão LGBTQI+ para a igualdade de género. O programa completo pode ser consultado aqui.

A NOVA FCSH tem, nas suas prioridades estruturais e estratégicas, políticas de proximidade baseadas nos princípios da inclusão, igualdade e diversidade. Adicionalmente, tem-se caracterizado como um espaço inclusivo, livre e plural, tendo sido elaborado em março de 2021 o Plano para a Igualdade de Género e Diversidade, e criada a assinatura “EQUALCAMPUS”. 

Neste sentido, também a NOVA FCSH será um caso de estudo abordado na conferência, subordinado ao tema “A Promoção da Igualdade de Género em Comunidades do Ensino Superior: O caso da NOVA FCSH”. A sessão será conduzida pela Professora Ana Santos Pinto, Subdiretora Adjunta para as Relações Institucionais e Inclusão Social, e pela Dr.ª Olga Cunha, dos Serviços de Psicologia, Inclusão e Igualdade. Assim, a NOVA FCSH assume-me como uma Faculdade para todos e todas. 

A NOVA integrou este consórcio europeu no ano de 2019, no âmbito de um projeto H2020 subordinado ao tema “igualdade de género”. Os esforços desenvolvidos desde então culminaram na aprovação por unanimidade do Plano de Igualdade de Género na NOVA, em outubro de 2021. Neste ano, a Universidade NOVA de Lisboa foi considerada a instituição em Portugal (e 15.ª mundial) com melhor desempenho nos «estudos de género, políticas de igualdade de género e compromisso em recrutar e apoiar as carreiras de mulheres», no ranking Times Higher Education Impact. 

Financiado pela União Europeia, o projeto é coordenado pela Universidade do Sul da Dinamarca em conjunto com oito universidades europeias e pretende desenvolver alterações institucionais, com vista ao aumento da participação das mulheres na Investigação e Inovação, e também na melhoria das suas perspectivas de carreira. A conferência final do projeto decorrerá na Dinamarca a 1 de março.