Apresentação

A emergência das novas problemáticas relacionadas com a sustentabilidade da cidade, do ambiente urbano e do ordenamento do território, originou a necessidade de especialistas com uma formação específica na área do Urbanismo Sustentável, Ambiente Urbano e Ordenamento do Território.

Este mestrado tem por objectivo proporcionar uma aprendizagem dos conceitos e ferramentas necessários para a promoção e avaliação da sustentabilidade urbana e territorial, bem como dotar os alunos com capacidades inovadoras para a prática e  investigação nas áreas do urbanismo e do ordenamento do território.

 

Objetivos

A emergência das novas problemáticas relacionadas com a sustentabilidade da cidade, do ambiente urbano e do ordenamento do território, originou a necessidade de especialistas com uma formação específica na área do Urbanismo Sustentável, Ambiente Urbano e Ordenamento do Território.

Este mestrado tem por objetivo proporcionar uma aprendizagem dos conceitos e ferramentas necessários para a promoção e avaliação da sustentabilidade urbana e territorial, bem como dotar os alunos com capacidades inovadoras para a prática e investigação nas áreas do urbanismo e do ordenamento do território.

Os alunos deverão ficar aptos a:

  • Combinar conceitos teóricos e instrumentos numa perspetiva de intervir de forma sustentável nos territórios urbanos.
  • Desenvolver capacidades de recolha e tratamento de informação com recurso às mais recentes tecnologias (SIG, Detecção Remota, CAD, entre outras de suporte à elaboração dos documentos formais dos planos - parte gráfica).
  • Desenvolver capacidades de diagnóstico territorial, auditorias urbanas e na formulação de estratégias de intervenção numa perspetiva sustentável.
  • Desenvolver e aplicar métodos e técnicas inovadoras e eficazes de planeamento e gestão sustentável de territórios urbanos.
  • Desenvolver e aplicar processos de monitorização e avaliação de projetos, programas e planos.

Saídas Profissionais

Trata-se de uma área emergente, com um novo mercado profissional no sector público e privado. O Mestre em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território será um profissional que poderá atuar:

  • Nas grandes e pequenas empresas de consultoria, projeto e auditoria na área do urbanismo, ordenamento do território, engenharia, ambiente, arquitetura, economia e gestão, entre outras:
  • Na área da consultoria, projeto e auditoria de organizações do sector público responsável pelo urbanismo e ordenamento do território.

Pelo seu impacto na qualidade de vida das comunidades é igualmente uma área de investigação científica da maior relevância. O programa também prepara os alunos para prosseguirem doutoramento.

Taxa de Empregabilidade

97,83%

* Dados recolhidos pela Dir. Geral de Estatísticas de Educação e Ciência junto do IEFP, consultados em maio de 2021.

Estrutura curricular

Duração: 2 anos / 4 semestres

Créditos totais: 120 ECTS (78 em unidades curriculares + 42 na componente não letiva).

Dos 78 créditos em unidades curriculares, os alunos realizam 72 créditos no conjunto das unidades letivas obrigatórias e 6 créditos no conjunto das unidades letivas de opção.

Modalidades de componente não letiva: Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.

No 3.º semestre, integrado no Projeto em Urbanismo Sustentável e em Ordenamento do Território, realizar-se-á conjuntamente com a Universitat Politécnica de Catalunya um workshop em Barcelona.

O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.”

Coordenação

Corpo docente