APRESENTAÇÃO

O Departamento de Geografia e Planeamento Regional (DGPR) iniciou a actividade em 1980, por iniciativa da Professora Doutora Raquel Soeiro de Brito, com a criação da primeira licenciatura em Portugal em que se associou a Geografia ao Planeamento.

Os primeiros licenciados formaram-se em 1984 e os primeiros mestres em Gestão do Território no ano de 1992.

O DGPR é uma referência a nível nacional nas áreas da Geografia, do Planeamento e do Ordenamento do Território, do Ambiente, dos Sistemas de Informação Geográfica e da Detecção Remota. Caracteriza-nos o rigor científico e a proximidade a quem nos procura e escolhe.

Nos últimos 30 anos formaram-se no DGPR mais de um milhar de licenciados e quase duas centenas de mestres e doutores que exercem a sua actividade profissional em variados organismos públicos e privados, em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em serviços da administração central, regional e local, em empresas, em centros de investigação e no ensino (universitário e em escolas do 3º ciclo Ensino Básico e Secundário).

Investigação

Os docentes do Departamento de Geografia e Planeamento Regional são investigadores integrados no CICS.NOVA.

COMISSÃO EXECUTIVA

Maria José Roxo

Contactos do Departamento

Informações úteis