MESTRADO EM Literaturas e Culturas Modernas

O objetivo do curso é aprofundar e desenvolver o conhecimento na área das literaturas e culturas modernas. O aluno pode optar por uma especialização numa das principais línguas europeias (Alemão, Espanhol, Francês e Inglês), mas o curso não se reduz às literaturas e culturas europeias na medida em que tem importantes componentes nas áreas dos estudos norte-americanos e ibero-americanos.

O curso visa além disso desenvolver competências teóricas e metodológicas que constituam a base para a elaboração de projetos inovadores de investigação nas respetivas áreas de especialização.

Num ambiente interdisciplinar, marcado por temáticas que são transversais às ciências humanas contemporâneas, o curso permite adquirir competências na área específica de investigação (problematização e definição de objetos de estudo, capacidade de interpretação, seleção e recolha de informação bibliográfica ou documental), ao mesmo tempo que desenvolve a capacidade de comunicação, de uma forma clara e tanto a públicos especialistas como não especialistas, dos conhecimentos adquiridos.

 

CANDIDATURAS 2020/21

_____

Podem candidatar-se aos mestrados da NOVA FCSH os titulares de Licenciatura ou equivalente legal­. Os critérios de seleção são expostos no edital de cada ano letivo (disponível no topo desta página). 

 

Estrutura curricular

Duração: 4 semestres  Créditos: 120 ECTS

O curso tem a duração de 4 semestres e a componente letiva é composta por 6 seminários que terão de ser realizados nos dois primeiros semestres do curso. Desses 6 seminários 3 são comuns a todas as áreas de especialização, 2 são realizados na respetiva área de especialização e há finalmente 1 seminário de opção livre que pode ser escolhido de entre as unidades curriculares de nível pós-graduado da NOVA FCSH ou da NOVA.

Os 3º e 4º semestres do curso são exclusivamente dedicados à elaboração da tese de mestrado ou do relatório de estágio ou do trabalho de projeto.

Coordenação

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer