Apresentação
Na origem deste curso está uma reflexão sobre as Humanidades que se debruçou em particular sobre a área das Literaturas e Culturas Modernas, a sua emergência ao longo do século XIX, a sua rápida evolução nas últimas décadas e o seu papel no mundo contemporâneo. Dessa reflexão resultaram duas ideias fundamentais que foram decisivas para o desenho e fixação da estrutura curricular do presente curso: (1) em primeiro lugar constatou-se a necessidade de actualização e adaptação destas áreas a temas e realidades novas que têm indiscutivelmente marcado a contemporaneidade; (2) em segundo lugar esteve a vontade de, nessa actualização, não perder de vista os caminhos já percorridos por estas áreas, nem as referências clássicas, históricas e metodológicas das Literaturas e Culturas Modernas.
Sob este pano de fundo, e face aos desafios colocados por estas duas condicionantes, entendeu-se que uma noção alargada de mito reunia todas as condições para constituir o núcleo central temático do curso, tanto mais que se trata de um conceito transversal em relação às antigas filologias nacionais e também do ponto de vista disciplinar, envolvendo nas suas manifestações e representações a cultura, a literatura e as artes.
Vagas
Secretariado
linguas.literaturas@fcsh.unl.ptUnidades de Investigação Associadas
Estrutura curricular
Duração: 4 semestres Créditos: 120 ECTS
A estrutura curricular do curso obedece a esta perspectiva e desenvolve-se em torno destas ideias. Compõe-se de 4 semestres em que 2 são dedicados à componente lectiva (6 seminários) e outros 2 dedicados à elaboração da tese de mestrado ou do relatório de estágio ou do trabalho de projeto. O seminário obrigatório "Mito: História e Teorias" constitui o ponto de referência teórico-metodológico e de ancoragem de todo o curso. Os seminários opcionais procuram no essencial problematizar temas que se têm revelado marcantes da contemporaneidade como a questão da identidade na história ("Tempos e Identidades"), as reconfigurações do espaço ("Paisagens e Fronteiras"), o novo peso da cultura visual ("Culturas da Imagem") e da tecnologia e da técnica ("Pensamento Tecnológico"), ou reflectem sobre temas constitutivos da área disciplinar em que o curso se inscreve ("Modalidades da Ficção", "Mitos e Modelos Heróicos")

Coordenação

Alda Maria Jesus Correia
Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas (DLCLM)
Professor/a Auxiliar com Agregação