Isabel Araújo Branco

Gabinete: A202

iabranco@fcsh.unl.pt

Unidade de investigação: CHAM - Centro de Humanidades (CHAM - NOVA FCSH)

Áreas de investigação: Literatura comparada, Literaturas hispano-americanas, Literaturas ibéricas, Literatura portuguesa, Tradução

Formação
AnoGrauInstituiçãoÁrea
DoutoramentoFaculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH)Estudos Literários Comparados
MestradoFaculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH)Estudos Portugueses, área de Literatura Comparada
Universidad Complutense de MadridEstudios Contemporáneos de América Latina (Estado, Sociedad, Economía y Cultura)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH)Estudos Portugueses
LicenciaturaFaculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH)Ciências da Comunicação
  • Imagens Interditas  
  • Jorge Luis Borges por Lisboa e Nova Iorque ou a linguagem de Dinis Machado/Dennis McShade  
  • La imagen de la mujer en la narrativa de Amanda Labarca  
  • Luisa Carnes  
  • Luis Sepúlveda em Portugal  
TítuloFonte de financiamentoInícioEstado
Concluído
CargoInícioFim
Docente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Participante na Acção COST CA16204 «Distant Reading for European Literary History» (2017-2021), financiada pelo Programa Horizonte 2020 da União Europeia
Colaboradora do projecto de investigação sobre «Nivelación de competencias en la adquisición de la competencia traductora (traducción escrita)», promovido pelo grupo PACTE (Procés d’Adquisició de la Competència Traductora i Avaluació) da Universitat Autònoma de Barcelona.
Coordenadora do Grupo de Investigação «Cultura, história e pensamento ibéricos e ibero-americanos» do CHAM-Centro de Humanidades
Membro do Conselho Consultivo da Revista Literatura, História e Memória da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil (ISSN 1983-1498).
Tradutora.
Membro do do Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibérico-Americanos (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) e do projecto Diálogos Ibéricos e Ibero-Americanos (Centro de Estudos Comparatistas, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).
Colaboradora do Centro de Estudos Comparatistas (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e do Centro de História da Cultura (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).
Colaboração na avaliação externa das revistas Bulletin of Hispanic Studies, Estudios de Literatura Colombiana, Arbor, [sic] – A Journal of Literature, Culture and Literary Translation, Terra Roxa e Cuadernos de ALEPH.
Vencedora do Prémio Científico Internacional Mário Quartin Graça, na categoria Ciências Sociais e Humanas, pela sua tese de douramento «A recepção das literaturas hispano-americanas na literatura portuguesa contemporânea: edição, tradução e criação literária», em 2015.
CV disponível em www.cham.fcsh.unl.pt/invdet.aspx?inv=IB_0375