Apresentação
O ciclo de estudos visa a qualificação científica de pessoas na área de Educação, capacitando-as para o prosseguimento de estudos e investigação científica e/ou para um desempenho profissional eficaz, reflexivo e inovador. Para tal, promove a prossecução dos objetivos de aprendizagem numa perspetiva transdisciplinar, focada na conceção, planeamento e monitorização de políticas e práticas educativas baseadas em conhecimento científico (evidence-based).
Objetivos
Expressam-se sob a forma de capacidades (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes, a saber:
- Conhecimento e domínio dos estudos de educação;
- Capacidade de pesquisa e interpretação da produção científica sobre educação;
- Capacidade de identificação, questionamento, investigação e intervenção sobre problemáticas educativas, do nível micro ao macro.
- Compreensão das relações existentes entre os contextos económicos, sociais, culturais e políticos e o desenvolvimento dos sistemas educativos e das organizações escolares;
- Capacidade de conceber, planear e monitorizar políticas e práticas educativas baseadas em conhecimento científico (evidence-based), às escalas macro, meso e/ou micro.
- Análise, avaliação e conceção de políticas públicas de educação em perspetiva comparada, na multiplicidade das escalas de intervenção: macro (políticas nacionais e internacionais), meso (políticas regionais e municipais) e micro (políticas locais e práticas e dinâmicas escolares).
- Conceção e desenvolvimento de modelos de monitorização, autoavaliação e avaliação externa das organizações e práticas educativas.
- Análise, conceção e desenvolvimento de soluções visando a eficácia e a eficiência das organizações educativas na concretização da sua missão.
- Conceção de estratégias de mobilização de recursos sociais, económicos e culturais para o desenvolvimento de projetos e parcerias educativas nas suas diferentes escalas.
Estrutura curricular
Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos: 120 ECTS
O mestrado está estruturado em quatro semestres, sendo os três primeiros dedicados à parte curricular e à preparação da componente não letiva. No 4.º semestre o/a estudante realizará umas das seguintes modalidades de componente não letiva: dissertação, trabalho de projeto ou estágio com relatório.
